Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Aiatolás reprovaram

“Meu Bolo Favorito” emociona com o amor de dois idosos na ditadura iraniana

Mahin e Faramarz têm seus caminhos cruzados em "Meu Bolo Favorito"
A viúva Mahin e o taxista Faramarz têm seus caminhos cruzados em Teerã (Foto: Divulgação Imovision)

Ouça este conteúdo

Uma senhora de 70 anos chamada Mahin pretende usar as redes sociais para encontrar o último amor de sua vida após anos de viuvez solitária. Sua conexão com Faramarz, um taxista despreocupado de Teerã com a mesma idade, lhe dará uma perspectiva diferente sobre seu futuro imediato. Essa é a premissa de Meu Bolo Favorito, belo filme iraniano que está na plataforma Reserva Imovision e também pode ser alugado via Amazon e Apple.

Em seu primeiro longa-metragem de 2020 (O Perdão, também disponível no Reserva Imovision), Maryam Moghadam e Behtash Sanaeeha pintaram um retrato altamente crítico de seu país à luz da lei que permite a pena de morte. Meu Bolo Favorito se baseia mais na intimidade do que na política para retratar, com humor e delicadeza, uma mulher que busca reconstruir sua vida legitimamente, independentemente das convenções sociais.

O filme agrada graças à empatia entre os personagens e aos diálogos inteligentes, que tornam a história tão ágil quanto evocativa, elegante e comovente. O tema é muito iraniano, mas também completamente universal, na necessidade de abertura e companheirismo de seus protagonistas, em sua solidão arraigada e na dificuldade de superá-la em uma sociedade tão marcada por uma ditadura totalitária, que sufoca até os detalhes mais indiferentes da convivência.

A espontaneidade dos dois protagonistas e a ternura de sua história de amor são maravilhosas. E é por isso que a mudança de tom no terço final, que divide o filme em duas partes, soa um tanto desconcertante. Ambas as partes têm substância dramática e relevância, mas talvez faltem a consistência necessária para se tornarem uma produção plenamente satisfatória.

Vale dizer que o filme rendeu ao casal de diretores prêmios no Festival Internacional de Cinema de Berlim, mas também três acusações criminais. Após a Guarda Revolucionária Iraniana confiscar os computadores do editor de Meu Bolo Favorito, Maryam Moghadam e Behtash Sanaeeha tiveram seus passaportes apreendidos e passaram a responder por propaganda contra o regime dos aiatolás, desrespeito às regras islâmicas e por espalhar prostituição e libertinagem por meio de sua singela obra artística.

© 2025 Aceprensa. Publicado com permissão. Original em espanhol.

  • Meu Bolo Favorito
  • 2024
  • 97 minutos
  • Indicado para maiores de 12 anos
  • Disponível no Reserva Imovision e para locação e compra na Amazon e Apple TV+

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.