Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Galã de Hollywood

Morre aos 89 anos o ator e diretor Robert Redford

Robert Redford recebe um prêmio num festival de cinema de Marrocos
Robert Redford recebe um prêmio por sua carreira num festival de cinema de Marrocos (Foto: EFE/EPA/JALAL MORCHIDI)

Ouça este conteúdo

O premiado ator e diretor americano Robert Redford morreu nesta terça-feira (16), aos 89 anos, em sua residência no estado de Utah. A morte de Robert foi confirmada à imprensa americana por Cindi Berger, diretora-executiva da agência de atores Rogers & Cowan PMK. A causa da morte não foi revelada, mas o ator morreu enquanto dormia.

"Robert Redford faleceu em 16 de setembro de 2025 em sua casa em Sundance, nas montanhas de Utah, o lugar que amava, cercado por seus entes queridos", disse Berger. "Sentiremos muito a sua falta. A família pede privacidade", acrescentou.

Nascido em 1936 em Santa Mônica, no estado da Califórnia, Redford era uma das estrelas mais reconhecidas do cinema americano e teve um impacto gigantesco em Hollywood como ator, diretor e promotor da cena do cinema independente com a criação do Festival de Sundance. Até se aposentar, em 2018, ele ganhou dois Oscars e diversas condecorações pelo seu trabalho na indústria do entretenimento.

Sua atuação nas telas começou nos idos de 1960. Butch Cassidy (1969), faroeste em que atuou com Paul Newman, foi seu primeiro papel de destaque. Na sequência vieram outros sucesso de bilheteria e de crítica como O Candidato (1972), Mais Forte que a Vingança (1972), Nosso Amor de Ontem (1973), Golpe de Mestre (1973), O Grande Gatsby (1974), Três Dias do Condor (1975), Todos os Homens do Presidente (1976) e Entre Dois Amores (1985).

A primeira indicação ao Oscar de Melhor Ator veio com o papel de Johnny Hooker em Golpe de Mestre, mas o prêmio ficou com Jack Lemmon pela atuação em Sonhos do Passado. Já o primeiro Oscar foi na categoria de Melhor Diretor por Gente como a Gente (1980), que se tornou um grande sucesso de público. Outos destaques como diretor foram Quiz Show - A Verdade dos Bastidores (1984), O Encantador de Cavalos (1998) e Lendas da Vida (2000).

A segunda estatueta do Oscar veio em 2002, um prêmio honorário em homenagem à sua carreira. Os últimos filmes em que atuou foram The Old Man and the Gun (2018), drama biográfico sobre o criminoso Forrest Trucker e o blockbuster Vingadores: Ultimato (2019), em que interpretou o líder da HIDRA, Alexander Pierce.

Redford sempre será lembrado também como um forte defensor do meio ambiente. O astro chegou a discursar em um painel realizado na ONU sobre a mudança climática, no qual se apresentou como "um ator por profissão, mas um ativista por natureza".

Apesar de pertencer a um nível de cineastas consagrados, Redford sempre defendeu o cinema independente e foi o fundador do prestigiado Festival de Cinema de Sundance, que é realizado no final de janeiro no estado de Utah. Em 2018, anunciou sua aposentadoria: "Eu tenho feito isso desde os 21 anos... já é o suficiente", disse à época.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.