
Ouça este conteúdo
No filme Mountainhead, quatro amigos bilionários, magnatas da tecnologia, reúnem-se para sua partida anual de pôquer em uma mansão em Utah. Desta vez, uma tradição traz uma reviravolta: enquanto aproveitam o fim de semana, o mundo inteiro mergulha em um caos social e político sem precedentes. Tudo cortesia de Venis, o mais rico do quarteto e criador da rede social Traam, que ele equipou prematuramente com um software subdesenvolvido que permitia aos seus usuários criar vídeos deepfakes.
Depois de cativar a crítica com a série Succession, Jesse Armstrong decidiu focar na nova elite que parece acumular grande parte do poder mundial: os tech bros do Vale do Silício. A ação de Mountainhead se passa principalmente na mansão isolada, uma monstruosidade modernista feita de vidro e aço. No melhor estilo Armstrong, o ritmo é sustentado pela fluidez dos diálogos, que revelam a falta de caráter dos magnatas. A linguagem sem sentido, criada a partir de expressões de podcasts, delineia a arrogância de personagens que, longe de se sentirem culpados pelo que acontece lá fora, estão convencidos de que são os mais bem equipados para liderar o mundo durante esta crise.
O roteiro é divertido, embora carente de nuances e profundidade, e não se distancia o suficiente da realidade que tenta retratar. Tampouco consegue revelar nada de novo sobre ela. Interpretados por Steve Carell, Jason Schwartzman, Cory Michael Smith e Ramy Youssef, os protagonistas não apenas se assemelham aos seus homólogos da vida real – Mark Zuckerberg, Elon Musk, Sam Altman, Peter Thiel – como também personificam as diferentes tendências e ideias que alimentam o mundo tecnocapitalista do Vale do Silício.
Não é coincidência que o filme tenha sido lançado no mesmo fim de semana em que Elon Musk anunciou sua saída do governo americano. O projeto foi desenvolvido em tempo recorde. Armstrong propôs a ideia em dezembro de 2024 e escreveu o roteiro enquanto explorava locações. Mountainhead é um filme para este momento histórico específico, que talvez não tivesse sido compreendido há três anos e que talvez não seja relevante daqui a três meses.
© 2025 Aceprensa. Publicado com permissão. Original em espanhol.
- Mountainhead
- 2025
- 109 minutos
- Indicado para maiores de 12 anos
- Disponível no HBO Max





