• Carregando...
Laysla de Oliveira, Zoe Saldaña, Michael Kelly, Morgan Freeman e Nicole Kidman estão em “Operação: Lioness”
Laysla de Oliveira, Zoe Saldaña, Michael Kelly, Morgan Freeman e Nicole Kidman estão em “Operação: Lioness”| Foto: Paramount+/Divulgação

É difícil pensar em um roteirista mais produtivo do que Taylor Sheridan. Entre 2018 e 2023, ele foi o responsável por criar o universo de seis seriados que mantém vivo o interesse pelo catálogo do Paramount+: 1883, 1923YellowstoneTulsa KingO Dono de Kingston e, agora, Operação: Lioness. Nesta nova empreitada, o showrunner criou uma série de espionagem baseada em fatos reais (embora não deixe muito claro o que é real ou não ao longo dos episódios).

No centro da trama, está a personagem Joe, interpretada por Zoe Saldaña, uma agente da CIA responsável pelo programa Lioness, que infiltra mulheres na rotina de terroristas do Oriente Médio. Elas se aproximam das esposas e filhas para conseguir informações importantes sobre chefões de facções perigosas, como o Estado Islâmico. Embora o nome da operação seja retirado de um time do corpo de fuzileiros navais dos Estados Unidos, essa não era sua função real.

O seriado avança quando Joe tem seu disfarce comprometido e precisa treinar uma nova mulher para a função. A suplente escolhida é a oficial Cruz Manuelos, encarnada pela atriz descendente de brasileiros Laysla de Oliveira. Esta personagem foi aluna exemplar da CIA, passando com mérito nas provas físicas e teóricas da agência. Trata-se, portanto, da melhor escolha.

Nicole Kidman e Morgan Freeman  

Cruz passa a ser treinada diretamente pela experiente Joe, pois a missão não permite qualquer falha. De cara, a jovem precisa se aproximar da filha de um dos envolvidos com uma célula terrorista. Essas cenas permitem que a atriz mostre sua qualidade ao mudar de personalidade conforme a requisição do momento.

Operação: Lioness, que já está na metade e terá seu oitavo (e último) episódio lançado em 10 de setembro, segue explorando esse tipo de missão e também surpreendendo com novos objetivos, o que é de se esperar em um produto de espionagem. Os capítulos são abrilhantados com a presença de atores ilustres como Nicole Kidman e Morgan Freeman – embora este último ainda não tenha aparecido, sabe-se pelo trailer que ele será um Secretário de Estado linha-dura que deve questionar os envolvidos sobre os principais resultados da CIA.

As missões são complementadas com o drama pessoal das duas personagens principais, Joe e Cruz. Enquanto a primeira está distante da filha adolescente mal-humorada e o marido bonachão, a jovem agente tenta sobrepujar o trauma de sua infância como órfã abusada. São nesses momentos que clichês em séries de espiãs aparecem, o que não chega a ser um problema para atores excepcionais defendendo um roteiro de alguém tão experiente quanto Sheridan.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]