Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Artigo

Os 10 melhores filmes brasileiros de todos os tempos

Listados 10 melhores filmes brasileiros tem obra-prima de Glauber Rocha.
Lista dos 10 melhores filmes brasileiros tem obra-prima de Glauber Rocha. (Foto: Wikimedia)

Ouça este conteúdo

O sucesso de filmes recentes como “Ainda Estou Aqui” e “O Agente Secreto” tem levado o cinema brasileiro a um inédito nível de reconhecimento internacional. Mas a história do cinema brasileiro é longa e repleta de grandes filmes, muitos, infelizmente, pouco falados hoje em dia.

Aqui vai uma lista pessoal – com ênfase no “pessoal” – dos meus dez filmes brasileiros prediletos, em ordem crescente de preferência. 

10 - Sargento Getúlio (Hermano Penna, 1983): Baseado num romance de João Ubaldo Ribeiro, tem uma das maiores atuações da carreira de Lima Duarte no papel de um brutal sargento que tem a missão de transportar pelo sertão um inimigo político de seu chefe.  

9 - Santiago (João Moreira Salles, 2007): O que poderia soar como um exercício fútil de culpa – bilionário faz um filme sobre um ex-mordomo de sua família – torna-se, pela força do personagem Santiago, um lindo filme sobre memória e o triunfo do conhecimento.  

8 - Noite Vazia (Walter Hugo Khouri, 1964): Nosso Michelangelo Antonioni paulistano em sua maior obra de inquietação existencialista: dois playboys (Mario Benvetutti e Gabriele Tinti) saem pela noite de São Paulo em busca de prazeres fáceis e acabam encontrando duas damas da noite (Norma Bengell e Odete Lara).  

7 - O Pagador de Promessas (Anselmo Duarte, 1962): Único filme brasileiro a ganhar a Palma de Ouro de melhor filme em Cannes, é uma adaptação brilhante da peça de Dias Gomes sobre um homem pobre, Zé do Burro (Leonardo Villar), que tenta pagar uma promessa feita num terreiro de candomblé, mas é proibido pela Igreja. 

6 - Cabra Marcado para Morrer (Eduardo Coutinho, 1984): Coutinho foi nosso maior documentarista e fez filmes brilhantes como “Edifício Master” e “Jogo de Cena”, mas “Cabra” ainda é sua obra mais emocionante.  

5 - Cidade de Deus (Fernando Meirelles e Kátia Lund, 2002): Disparado o melhor e mais bem feito filme brasileiro do século 21, uma obra que funciona tanto como “thriller” policial quanto como drama social. 

4 - Deus e o Diabo na Terra do Sol (Glauber Rocha, 1964): Muita gente prefere “Terra em Transe”, mas acho “Deus e o Diabo”, um faroeste sertanejo-místico, o ponto alto da carreira de Glauber Rocha. 

3 - O Bandido da Luz Vermelha (Rogério Sganzerla, 1968): O jovem Sganzerla emula seus heróis – Samuel Fuller, José Mojica Marins, Nicholas Ray – nesse drama policial “pulp” sobre um assassino que aterroriza São Paulo. Um clássico do cinema marginal brasileiro. 

2 - São Paulo, Sociedade Anônima: (Luís Sérgio Person, 1965) Brilhante estudo da urbanização de São Paulo nos anos 60 por meio de um drama sobre personagens perdidos em meio ao tédio da vida moderna. Um marco da modernidade no cinema brasileiro. 

1 - O Despertar da Besta (José Mojica Marins, 1969): Empate técnico com “À Meia-Noite Levarei Sua Alma” (1964), do próprio Mojica. “Despertar”, interditado pela Censura e só lançado quase 15 anos depois, é a obra-prima de Mojica, um filme de terror sem castelos ou fantasmas sobre o Brasil de 1969 e o submundo da São Paulo suja, caótica e insana.  

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.