Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Venceu três Emmys

Premiada série “The Pitt” reproduz conflitos morais e ritmo frenético hospitalar

Em "The Pitt", Dr. Robby (Noah Wyle) tem de coordenar uma jovem equipe de médicos
Dr. Robby (Noah Wyle) tem de coordenar uma jovem equipe de médicos (Foto: Divulgação HBO Max)

Ouça este conteúdo

Em um esquema similar ao da série 24 Horas, The Pitt acompanha incidentes em tempo real em um hospital de Pittsburgh ao longo de um turno de 15 horas. A emoção é intensa desde o primeiro minuto, exigindo decisões imediatas do Dr. Robby (Noah Wyle), encarregado de coordenar a gestão de sua jovem equipe de médicos.

O criador da série, R. Scott Gemmill, foi um dos 55 roteiristas de Plantão Médico, o drama hospitalar que foi um sucesso mundial de 1994 a 2009. Seu ator principal, Noah Wyle, foi o segundo ator mais ativo na série que tornaria George Clooney famoso. Quinze anos se passaram entre as duas produções, mas algumas constantes permanecem, como o cruzamento de tramas a todo instante, o humor negro diante de situações tensas e o desenvolvimento dramático dos personagens baseado na multiplicidade de conflitos morais e de trabalho que surgem constantemente em um hospital.

É justamente na atividade frenética transmitida pela série que residem seus principais pontos fortes e fracos. Por um lado, exige um espectador com estômago para a recriação minimalista de operações altamente urgentes. Por outro, o ritmo de The Pitt é extremamente intenso. Os roteiristas conseguem oferecer uma grande diversidade de personagens, tanto médicos quanto pacientes, tornando o desfile de dificuldades ainda mais divertido, especialmente considerando a formação dos profissionais de primeira viagem.

A ficção traz um humanismo de abertura ao próximo que muitas vezes é eficaz, embora não alcance a profundidade antropológica de outras séries recentes, como a britânica Breathtaking (que não está disponível no Brasil), nem o brilhantismo da construção de personagens da imortal House. Por outro lado, a sensação de artificialidade em muitos diálogos e situações, aliada à natureza deliberadamente estereotipada de algumas decisões morais da equipe médica, faz com que The Pitt não consiga transmitir as nuances, a veracidade e a transcendência das grandes produções televisivas.

"The Pitt" exige um espectador com estômago para a recriação minimalista de operações altamente urgentesA série exige um espectador com estômago para a recriação minimalista de operações altamente urgentes (Foto: Divulgação HBO Max)

No Emmy, premiação que ocorreu no domingo passado, The Pitt faturou três estatuetas: Melhor Série de Drama, Melhor Ator Principal em Série de Drama (Noah Wyle) e Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Drama (Katherine LaNasa).

© 2025 Aceprensa. Publicado com permissão. Original em espanhol.

  • The Pitt
  • 2025
  • 15 episódios
  • Indicado para maiores de 14 anos
  • Disponível na HBO Max

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.