
Ouça este conteúdo
Tom Cruise é atualmente o principal astro do cinema mundial. E é bastante provável que entre para a história como um dos maiores de todos os tempos, ao lado de gênios como Charles Chaplin, Marlon Brando, Paul Newman, Jack Nicholson e Al Pacino.
Não é exagero. Cruise, aos 62 anos, continua levando multidões aos cinemas, que ainda lutam para se recuperar dos prejuízos causados pela pandemia. Com Missão: Impossível e Top Gun: Maverick, ele mostrou que a tela grande ainda é o melhor lugar para exibir filmes-espetáculo. E o público segue correspondendo.
Se isso não bastasse, ele se transformou em uma espécie de Buster Keaton moderno, dispensando dublês e realizando peripécias incríveis, como escalar o prédio mais alto do mundo e se pendurar em um avião na sequência mais eletrizante de Missão: Impossível - O Acerto Final. Depois de salvar o mundo diversas vezes em seus filmes, Tom Cruise parece imbuído de outra missão: salvar o cinema.
Relembre todos os filmes da série. O critério usado foi o das notas dadas por milhares de usuários no tradicional site Internet Movie Database, o IMDB. Todos os filmes estão disponíveis no serviço de streaming Paramount+, com exceção de Acerto Final, ainda nos cinemas.
“Missão: Impossível 2” - Ano: 2000 - Nota no IMDB: 6,1
Dirigido pelo chinês John Woo, que na época fazia sucesso com filmes de ação frenética e certos maneirismos característicos, o segundo filme ficou todo datado, da trilha sonora do Limp Bizkit às cenas cafonas de ação (o duelo de motos no final é qualquer nota).
“Missão: Impossível 3” - 2006 – 6,9
Neste filme, o personagem de Tom Cruise, Ethan Hunt, se casa, mas a vida familiar não dura muito. Embora não seja, em seu conjunto, um grande filme, traz um dos melhores vilões de todos: o falecido ator Philip Seymour Hoffman (1967-2014) arrasa em seu papel, em especial na cena que ele interpreta Tom Cruise tentando tirar informações de seu personagem.
Missão: Impossível - 1996 - 7,2
Se me permitem uma opinião pessoal, vou discordar dos votantes do IMDB e eleger o primeiro como o melhor filme de todos. Todos os elementos que consagraram a série estão ali: o uso de máscaras para enganar os inimigos, atores do primeiro time em papéis marcantes (John Voight, Jean Reno, Vanessa Redgrave, Kristin Scott Thomas), grandes sequências de ação para nenhum 007 botar defeito, e cenas inesquecíveis (como a invasão do cofre da CIA). Tudo isso sob a direção precisa de Brian De Palma.
Missão: Impossível - Protocolo Fantasma - 2011 - 7,4
Protocolo Fantasma foi o filme que ressuscitou a série e estabeleceu a base para todos os que vieram na sequência. Para dirigir o filme, Tom Cruise convocou ninguém menos que Brad Bird, mais conhecido pelo seu trabalho nos estúdios Pixar, em obras como Ratatouille e Os Incríveis. É o mais divertido de todos: a sequência de abertura ao som de “Ain't That A Kick In The Head”, de Dean Martin, mistura ação e comédia sutil de maneira simplesmente magistral. E ainda tem Tom Cruise se pendurando no Burj Khalifa, edifício de Dubai com 828 metros de altura.
Missão: Impossível - Nação Secreta – 2015 – 7,4
Christopher McQuarrie foi roteirista de mão cheia por muitos anos, colaborando com o diretor Bryan Singer em filmes como Os Suspeitos (pelo qual venceu o Oscar de Melhor Roteiro Original), e Operação Valquíria (este com Tom Cruise no papel principal). Também escreveu o roteiro do ótimo No Limite do Amanhã (uma mistura de Feitiço do Tempo com O Resgate do Soldado Ryan), mais uma vez com Tom Cruise. Assumiu o comando de Missão: Impossível neste episódio e não largou mais. Quando for assistir a este filme, vale prestar atenção na cena da Ópera de Viena. Uma das mais complexas e bem trabalhadas das últimas décadas, e de uma beleza única, com destaque para a atriz Rebecca Ferguson.
Missão: Impossível - O Acerto Final - 2025 - 7,5
O capítulo final (?) da série tenta amarrar as pontas com todos os filmes anteriores, recuperando personagens (aparece até um filho de Jim Phelps, vivido por Jon Voight em 1996) e pedaços das tramas, tentando encaixá-las aqui e ali. De qualquer forma, vai entrar para a história pela coragem de Tom Cruise, que dispensou o dublê nas cenas finais em que fica pendurado em um avião biplano. Outro ponto forte: a paranoia crescente que toma conta dos governos à medida que a vilã do filme, uma Inteligência Artificial chamada "A Entidade", toma o controle dos arsenais nucleares um por um.
Missão: Impossível - Acerto de Contas Parte Um - 2023 - 7,6
Olhos atentos para a seguintes sequências: a perseguição dupla no aeroporto, quando a CIA está atrás de Hunt e Hunt atrás do vilão Gabriel, e a que se passa no trem, uma homenagem explícita aos primórdios do cinema.
Missão: Impossível - Efeito Fallout 2018 7,7
O filme eleito como o melhor pelos eleitores do IMDB faz jus à nota (embora eu já tenha revelado meu favorito lá atrás): é o que de melhor Hollywood pode oferecer quando se trata de cinema de ação. Destaque para a briga em um banheiro de Paris, onde Ethan Hunt e um agente da CIA apanham mais que boi na roça. E para a sequência em que Tom Cruise pula de um avião a quase oito mil metros de altura. Cruise levou tão a sério esse negócio de fazer suas próprias cenas de ação que fraturou o tornozelo pulando do terraço de um prédio. A cena foi mantida na versão final.





