
Ouça este conteúdo
“Éramos apenas um grupo de jovens diretores apaixonados, tentando fazer filmes que amávamos. Não havia tantas amarras dos estúdios como hoje. Tínhamos liberdade para experimentar”. É dessa forma que Steven Spielberg define a indústria cinematográfica dos anos 70.
Pensando nisso, a lista a seguir reúne os sete melhores filmes dos anos 70 com base nos títulos mais premiados e de sucesso da época. Eles podem ser assistidos pelo Prime Video, Netflix, Disney+, Apple TV e outros streamings que estão destacados ao longo do texto.
VEJA TAMBÉM:
O Poderoso Chefão (1972)
Sendo uma obra hors concours – ou seja, sem nem concorrência – para muitos e com a lendária atuação de Marlon Brando, O Poderoso Chefão conta a história da mafiosa família italo-americana Corleone. Liderado pelo temido patriarca Don Vito, a quem busca vingança por sua tentativa de assassinato, o clã se envolve numa trama que envolve poder, lealdade e traição.

Ao passo que os conflitos familiares se intensificam, Michael Corleone, caçula de Don Vito – antes, reservado e distante do mundo do crime – assume o controle dos negócios.
O longa foi indicado a onze Oscars no ano de 1973, e venceu três: Melhor Filme, Melhor Ator (Marlon Brando) e Melhor Roteiro Adaptado (Mario Puzo e Francis Ford Coppola).
Onde assistir: Prime Video.
Taxi Driver - Motorista de Táxi (1976)
Veterano da guerra do Vietnã, Travis Bickle (Robert De Niro) é um taxista que ronda as ruas de Nova York durante as madrugadas, atormentando pela insônia e dificuldade de se reintegrar a sociedade após sua volta a América.
Ele vê com desprezo o que considera a degradação moral da sociedade predominante em sua cidade: violência, prostituição, corrupção e indiferença. Seu sentimento de revolta, instigado por pensamentos obsessivos faz com que Travis alimente uma ideia de "limpar" a sociedade.
A solução: "salvar" Iris (Jodie Foster), uma prostituta de apenas 12 anos que tenta fugir de seu cafetão.
Onde assistir: Netflix e Prime Video.
Alien: O Oitavo Passageiro (1979)
No espaço, ninguém pode ouvir você gritar. Ao retornar ao planeta Terra, uma nave capta um estranho sinal de um asteroide. A tripulação da Nostromo resolve investigar e se deparam com ovos alienígenas.
Uma criatura estranha ataca um dos tripulantes e a trama se transforma num roteiro de terror. O tripulante atacado levou para dentro da nave o embrião de um alienígena que se desenvolve e passa a caça-los dentro da Nostromo.
Dirigido Ridley Scott e estrelado por Sigourney Weaver, Alien: O Oitavo Passageiro ganhou o Oscar de Melhores Efeitos Visuais em 1980.
Onde assistir: Disney+.
Rocky, um Lutador (1976)
Escrito e estrelado pro Sylvester Stallone, Rocky é um clássico do cinema que conta a história de um lutador humilde da Filadélfia que recebe uma inesperada proposta: enfrentar o campeão mundial dos pesos-pesados, Apollo Creed (Carl Weathers).
Com apoio de seu treinador Mickey, sua namorada Adrian e o irmão dela, Paulie, Rocky embarca numa jornada de intensos treinos, superação e motivação. A frase mais impactante do filme é: “A vida não é sobre o quão forte você bate. É sobre o quanto você aguenta apanhar e continuar seguindo em frente.”
Vencedor do Oscar de Melhor Filme em 1977, Rocky também conquistou os prêmios de Melhor Direção (John G. Avildsen), e Melhor Edição (Richard Halsey e Scott Conrad).
Onde assistir: Apple TV+ e Prime Video.
Tubarão (1975)
Dirigido por Steven Spielberg, o filme retrata um ataque de tubarão a banhistas em uma pequena cidade litorânea americana. Embora o prefeito tente esconder o fato da mídia, o chefe policial local (Roy Scheider) se une a um biólogo (Richard Dreyfuss) e a um pescador veterano (Robert Shaw) para tentar caçar a fera que apavora moradores e turistas.

Vencedor de três Oscars – Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora original e Melhor Som –, Tubarão foi o filme de maior bilheteria de todos os tempos até o lançamento de Guerra nas Estrelas, em 1977.
A trilha sonora de John Williams – que você pode conferir abaixo – é icônica e revolucionou a maneira de como a música pode ser usada para gerar tensão no telespectador.
Onde assistir: Globoplay, Prime Video e Apple TV+.
Grease: Nos Tempos da Brilhantina (1978)
No verão californiano da década de 50, Danny (John Travolta), um jovem americano descolado se apaixona pela boa moça australiana, Sandy (Olivia Newton-John). Ambos vivem um romance veraneio, mas quando as férias terminam cada um segue seu rumo – ou deveriam.
A trama volta a juntar o casal quando Sandy continua nos Estados Unidos e vai para o mesmo colégio de Danny. Entretanto, ela percebe que o rapaz que ela conheceu no verão era, na verdade, líder de um grupo rebelde que aposta corridas de carros e tem várias garotas a sua volta.
Do outro lado, o badboy é apaixonado pela australiana mas sente que não pode decepcionar seus amigos ao se demonstrar tão passional.
Onde assistir: Mercado Livre Play (grátis), Netflix, Prime Video e Telecine.
Fuga de Alcatraz (1979)
Já imaginou fugir de uma prisão? Não uma qualquer. Alcatraz, uma penitenciaria isolada em uma ilha, cercada pelas geladas e turbulentas águas da baía de São Francisco. É o que Frank Morris (Clint Eastwood) junto com parceiros conseguiu realizar.
Dirigido por Don Siegel, o longa é baseado em fatos reais, em uma das fugas mais icônicas da história que ocorreu em 1962. Até hoje o destino de Frank é um mistério, alimentando por teorias da conspiração.
Alcatraz, hoje, está desativada. Entretanto, em maio deste ano, o presidente Donald Trump ordenou sua reabertura para isolar os criminosos mais perigosos dos Estados Unidos.
Onde assistir: Mercado Livre Play (grátis), Netflix, Prime Video e Apple TV+.
VEJA TAMBÉM:





