Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Gaúcho pioneiro

Com show em inglês e documentário, Rafi Bastos mostra consolidação internacional

Humorista brasileiro está lançando especial em inglês e um documentário sobre sua jornada nos EUA
O humorista brasileiro está lançando especial em inglês e um documentário sobre sua jornada nos EUA (Foto: Divulgação)

Ouça este conteúdo

Há exatamente dois anos, aqui nesta editoria de Cultura da Gazeta do Povo, os leitores puderam ler um relato sobre os feitos de Rafinha Bastos ao se aventurar pelos comedy clubs americanos com um stand-up todo em inglês. À época, pouco se falava na mídia brasileira sobre o êxito do brasileiro no circuito internacional. Como nossos comediantes seguem sendo manchete por aqui apenas com agenda negativa, o assunto Rafinha Bastos seguiu com zero destaque de 2023 para cá. Agora pelo menos o público interessado pode conferir um show completo em inglês no YouTube e um documentário sobre sua trajetória até conquistar esse lugar inédito para um humorista brasileiro.

Ao longo de uma hora, Rafinha, ou melhor, Rafi Bastos (nome que adotou lá fora) conta suas melhores piadas em inglês no show Unfamiliar Territory. São observações de um brasileiro morando nos Estados Unidos que já vêm sendo testadas e aperfeiçoadas desde antes da pandemia de Covid-19, quando ele foi morar em Nova York. Além de apontar para diferenças culturais entre seu país de origem e o atual, o gaúcho fala sobre como um nativo do Brasil não é exatamente percebido como um latino por lá, ainda mais com suas características físicas: branco, alto, narigudo... Parecendo mais um traficante de drogas da Croácia, conforme brinca.

Os comentários mais engraçados da apresentação caçoam da onda woke e de modismos idiotas com os quais todos temos de conviver. Ele menciona que marcou uma confraternização em sua casa com um amigo americano, que ficou de levar outra pessoa. Rafi perguntou se esse segundo convidado seria “ele” ou “ela”, no que o amigo respondeu: “they”. O pronome genérico da terceira pessoa do singular é muito usado por pessoas que não se identificam com um gênero. Mas Rafi fez a interpretação literal da palavra e achou que o amigo chegaria com uma rapaziada pesada em sua residência. Preparou um monte de petiscos e ficou indignado ao saber que they era só uma pessoa confusa. “Agora they vão ter de comer toda essa comida” é o punchline da piada.

Cachê em cash

Mais legal ainda do que acompanhar seu desempenho convincente em Unfamiliar Territory é conferir Rafi – O Documentário. Apesar das muitas citações a um patrocinador que produz camisetas tecnológicas, o filme de 47 minutos é muito elucidativo sobre as razões que levaram o comediante para a América e mostra bem sua rotina caminhando (ou usando o metrô) para ir de bar em bar contar suas anedotas por poucos minutos. Fica a certeza de que Rafi entrou mesmo para um seleto circuito e sua ascensão é real. Ao final de cada participação, ele recebe seu cachê em notas de dólares e ruma para outro endereço.

O documentário ainda revela um pouco de sua intimidade. A parceira Virginia ajuda Rafi a escolher a roupa para a gravação do especial Unfamiliar Territory em Chicago. Eles vivem num quarto e sala acanhado de frente para a Primeira Avenida, mas com todo o charme de morar na cidade mais cosmopolita do planeta – e uma Meca para comédia. O filho adolescente liga do Brasil para o pai compartilhando dilemas escolares e dá a noção de que há uma boa dose de renúncia no que Rafi está empreendendo. Outros brasileiros que tiverem a mesma coragem poderão pegar essa estrada pavimentada e talvez equacionar melhor questões familiares.

É justo que muita gente esteja empolgada com a jornada de Fernanda Torres e Ainda Estou Aqui até o Oscar, passando por outras premiações de prestígio. Dá para entender que muita gente seja enganada com um suposto sucesso internacional da Anitta, que ainda não emplacou um hit global nem ganhou Grammy, só o Lat(r)ino. Mas o pioneirismo de Rafinha ao levar o stand-up daqui para o mundo, no idioma da matriz, bem que merecia um pouco dessa empolgação da nossa mídia. Por mais que ele tenha sido formado por ícones americanos, sendo Jerry Seinfeld o mais óbvio, cada passo internacional seu é também uma vitória de Jô Soares, Ronald Golias, Zé Vasconcelos, Diogo Portugal, Danilo Gentili e tantos outros que ousaram fazer humor no Brasil.

  • Unfamiliar Territory
  • 2025
  • 62 minutos
  • Classificação indicativa livre
  • Disponível no YouTube
  • Rafi – O Documentário
  • 2025
  • 47 minutos
  • Classificação indicativa livre
  • Disponível no YouTube

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.