Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Clássicos de 1985

“A Testemunha” é muito mais do que uma história policial com Harrison Ford

O ator Harrison Ford faz o detetive John Book no filme do australiano Peter Weir
Harrison Ford faz o detetive John Book no filme do australiano Peter Weir (Foto: Divulgação Paramount)

Ouça este conteúdo

Mad Max, O Show de Truman, Sociedade dos Poetas Mortos, Conduzindo Miss Daisy, Mestre dos Mares, Highlander e Jogos Patrióticos. Essa é uma pequena lista, muito incompleta, de grandes sucessos filmados em Hollywood por cineastas da chamada Nova Onda do Cinema Australiano, uma geração que surgiu no início dos anos 1970 e revelou nomes como George Miller, Bruce Beresford, Philip Noyce, Russell Mulcahy e Fred Schepisi. Com eles chegaram a Hollywood astros como Mel Gibson, Nicole Kidman, Sam Neill e Judy Davis, entre muitos outros.

Entre todos os cineastas australianos cooptados por Hollywood, o mais talentoso era – aliás, ainda é – Peter Weir. Antes de trabalhar nos Estados Unidos, Weir fez sete filmes com dinheiro australiano, e quatro deles são excepcionais: Picnic na Montanha Misteriosa (1975), The Last Wave (1977), Gallipoli (1981) e O Ano em que Vivemos em Perigo (1982). São filmes que giram em torno do mesmo tema: a convivência de um mundo supostamente “civilizado” com outro supostamente “selvagem”. Weir ama histórias de pessoas subitamente confrontadas com realidades hostis e diferentes do cotidiano.

Quando foi trabalhar em Hollywood, Weir escolheu como primeiro projeto A Costa do Mosquito, filme adaptado de um livro de Paul Theroux sobre uma família de classe média alta que decide abandonar o consumismo e materialismo da sociedade norte-americana para morar numa floresta na América Central. O filme foi adiado por diversos problemas, e o diretor acabou aceitando o convite para filmar A Testemunha, uma história policial estrelada por Harrison Ford.

O roteiro de A Testemunha estava circulando em Hollywood havia mais de cinco anos e tinha sido rejeitado por muitos estúdios. Mas isso mudou quando Harrison Ford leu o roteiro e embarcou no projeto. Em poucas semanas, Weir estava filmando com Ford.

Escândalo no meio Amish

A Testemunha não era um filme policial qualquer. Seguindo a obsessão do cineasta com histórias de personagens que são colocados em situações diferentes e locais inusitados, o filme joga luz num menino (Lukas Haas) de uma comunidade Amish no interior da Pensilvânia que, durante uma raríssima visita à maior cidade do estado, Filadélfia, presencia um assassinato dentro de uma estação de trem.

Harrison Ford faz John Book, um detetive designado para investigar o caso e que precisa se infiltrar na comunidade Amish para proteger o menino e sua mãe, a linda viúva Rachel (Kelly McGillis, que logo depois faria Top Gun). Os Amish são um povo religioso e conservador, conhecido por viver uma vida pacífica e abrir mão de qualquer novidade tecnológica. A chegada de Book à pequena comunidade causa escândalo quando ele e Rachel demonstram afeto um pelo outro, o que causa atritos com um pretendente da viúva, Daniel, vivido por Alexandre Godunov, um bailarino russo que anos antes havia largado uma apresentação do Balé Bolshoi em Nova York e pedido asilo político nos Estados Unidos. Em 1988, Godunov ficaria famoso como um dos vilões de Duro de Matar.

Lukas Haas faz um menino de uma comunidade Amish que presencia um assassinato dentro de uma estação de tremLukas Haas faz um menino Amish que presencia um assassinato dentro de uma estação de trem (Foto: Divulgação Paramount)

Além de Ford, McGillis e Hass, A Testemunha tem ótimos atores no elenco, como Danny Glover e um novato que fazia sua estreia no cinema, um tal de Viggo Mortensen. Tudo isso, somado a uma história emocionante e à direção precisa de Peter Weir, elevam o filme a um patamar muito mais alto do que simplesmente a de um “filme de ação”.

A Testemunha foi um imenso sucesso de bilheteria e acabou indicado a oito Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator (Ford). Ganhou duas estatuetas, por Melhor Roteiro Original e Melhor Montagem. E, no ano seguinte, Weir conseguiu filmar A Costa do Mosquito com Harrison Ford no papel principal.

  • A Testemunha
  • 1985
  • 112 minutos
  • Indicado para maiores de 12 anos
  • Disponível no Mercado Play e para locação e compra no streaming da Microsoft

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.