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Mad Max, O Show de Truman, Sociedade dos Poetas Mortos, Conduzindo Miss Daisy, Mestre dos Mares, Highlander e Jogos Patrióticos. Essa é uma pequena lista, muito incompleta, de grandes sucessos filmados em Hollywood por cineastas da chamada Nova Onda do Cinema Australiano, uma geração que surgiu no início dos anos 1970 e revelou nomes como George Miller, Bruce Beresford, Philip Noyce, Russell Mulcahy e Fred Schepisi. Com eles chegaram a Hollywood astros como Mel Gibson, Nicole Kidman, Sam Neill e Judy Davis, entre muitos outros.
Entre todos os cineastas australianos cooptados por Hollywood, o mais talentoso era – aliás, ainda é – Peter Weir. Antes de trabalhar nos Estados Unidos, Weir fez sete filmes com dinheiro australiano, e quatro deles são excepcionais: Picnic na Montanha Misteriosa (1975), The Last Wave (1977), Gallipoli (1981) e O Ano em que Vivemos em Perigo (1982). São filmes que giram em torno do mesmo tema: a convivência de um mundo supostamente “civilizado” com outro supostamente “selvagem”. Weir ama histórias de pessoas subitamente confrontadas com realidades hostis e diferentes do cotidiano.
Quando foi trabalhar em Hollywood, Weir escolheu como primeiro projeto A Costa do Mosquito, filme adaptado de um livro de Paul Theroux sobre uma família de classe média alta que decide abandonar o consumismo e materialismo da sociedade norte-americana para morar numa floresta na América Central. O filme foi adiado por diversos problemas, e o diretor acabou aceitando o convite para filmar A Testemunha, uma história policial estrelada por Harrison Ford.
O roteiro de A Testemunha estava circulando em Hollywood havia mais de cinco anos e tinha sido rejeitado por muitos estúdios. Mas isso mudou quando Harrison Ford leu o roteiro e embarcou no projeto. Em poucas semanas, Weir estava filmando com Ford.
Escândalo no meio Amish
A Testemunha não era um filme policial qualquer. Seguindo a obsessão do cineasta com histórias de personagens que são colocados em situações diferentes e locais inusitados, o filme joga luz num menino (Lukas Haas) de uma comunidade Amish no interior da Pensilvânia que, durante uma raríssima visita à maior cidade do estado, Filadélfia, presencia um assassinato dentro de uma estação de trem.
Harrison Ford faz John Book, um detetive designado para investigar o caso e que precisa se infiltrar na comunidade Amish para proteger o menino e sua mãe, a linda viúva Rachel (Kelly McGillis, que logo depois faria Top Gun). Os Amish são um povo religioso e conservador, conhecido por viver uma vida pacífica e abrir mão de qualquer novidade tecnológica. A chegada de Book à pequena comunidade causa escândalo quando ele e Rachel demonstram afeto um pelo outro, o que causa atritos com um pretendente da viúva, Daniel, vivido por Alexandre Godunov, um bailarino russo que anos antes havia largado uma apresentação do Balé Bolshoi em Nova York e pedido asilo político nos Estados Unidos. Em 1988, Godunov ficaria famoso como um dos vilões de Duro de Matar.

Além de Ford, McGillis e Hass, A Testemunha tem ótimos atores no elenco, como Danny Glover e um novato que fazia sua estreia no cinema, um tal de Viggo Mortensen. Tudo isso, somado a uma história emocionante e à direção precisa de Peter Weir, elevam o filme a um patamar muito mais alto do que simplesmente a de um “filme de ação”.
A Testemunha foi um imenso sucesso de bilheteria e acabou indicado a oito Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator (Ford). Ganhou duas estatuetas, por Melhor Roteiro Original e Melhor Montagem. E, no ano seguinte, Weir conseguiu filmar A Costa do Mosquito com Harrison Ford no papel principal.
- A Testemunha
- 1985
- 112 minutos
- Indicado para maiores de 12 anos
- Disponível no Mercado Play e para locação e compra no streaming da Microsoft





