• Carregando...
Michael Jackson vestindo a jaqueta vermelha do icônico videoclipe de “Thriller”
Michael Jackson vestindo a jaqueta vermelha do icônico videoclipe de “Thriller”| Foto: Divulgação Paramount

Há uma decisão que define o sucesso do álbum Thriller, de Michael Jackson, publicado em 29 de novembro de 1982. Quando o disco já era um sucesso inatingível após quase dois anos de turnês e shows e quase 3 milhões de cópias vendidas, o cantor se mostrou insatisfeito com sua distribuição e disse que queria fazer um videoclipe para dar uma nova promovida no trabalho. Naquela época, a MTV já existia, mas os videoclipes não tinham nem o orçamento nem a qualidade dos anos posteriores, e os diretores da gravadora acharam que aquele desejo de Michael era simplesmente um capricho de uma estrela.

Finalmente, ofereceram a ele o equivalente a uns R$ 270 mil. A quantia pareceu insignificante para Michael, que pediu quase R$ 11 milhões. Depois de algum tempo, ele conseguiu esse dinheiro de outras duas produtoras, contratou o diretor John Landis (Os Irmãos Cara de Pau, Um Lobisomem Americano em Londres) e mudou para sempre a MTV e a história dos videoclipes, além de fazer de Thriller o álbum mais vendido de todos os tempos, com estimadas 25 milhões de cópias comercializadas.

O documentário Thriller 40, disponível no catálogo do Paramount+, tem muito a dizer sobre a virada que este álbum representou no pop internacional. A análise do processo de criação tem o ritmo e a profundidade de um exaustivo porém informativo trabalho de documentação, que mostra imagens e áudios inéditos das gravações originais. Mostram-se também os perigos da mitificação e a vulnerabilidade do sucesso e da fama que, no caso de Michael Jackson, ultrapassou níveis que pareciam inalcançáveis.

A edição do filme utiliza cada uma das canções de um álbum que foi muito mais do que o hit Thriller, com músicas tão inovadoras e referenciais como Billy Jean, Human Nature ou Beat It. Também vale ser citada a parte sobre The Girl Is Mine, que reuniu Michael e Paul McCartney na primeira faixa de trabalho do disco, os diversos músicos envolvidos nas gravações dando depoimentos de dentro do estúdio em que Thriller foi registrado, e os elogios que todos fazem a Quincy Jones, produtor fundamental para a sonoridade inovadora que até hoje chama a atenção.

© 2024 Aceprensa. Publicado com permissão. Original em espanhol.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]