Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Três horas de ação

“Missão: Impossível – O Acerto Final” chegou: será o adeus de Tom Cruise?

O ator Tom Cruise fecha um ciclo de oito filmes com o personagem Ethan Hunt
Tom Cruise fecha um ciclo de oito filmes com o personagem Ethan Hunt (Foto: Divulgação Paramount)

Ouça este conteúdo

Já em cartaz nos cinemas, a oitava parte da saga de Tom Cruise continua de onde Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1 (2023) parou. Quando uma inteligência artificial chamada "A Entidade" está pronta para assumir o controle de todas as bases nucleares das maiores potências do mundo, Ethan Hunt tem em suas mãos a chave cruciforme capaz de destrancar o núcleo da IA. A responsabilidade de salvar o mundo inteiro do cataclismo total recai sobre ele, com a permissão da presidência dos Estados Unidos.

O veterano Christopher McQuarrie está de volta ao comando em Missão: Impossível – O Acerto Final. Em sua filmografia, McQuarrie provou ser capaz de criar filmes em que grandes sequências cheias de adrenalina não entram em conflito com uma narrativa sólida. Ao lado de Tom Cruise – o grande faz-tudo da franquia desde Protocolo Fantasma (2011) –, o diretor e roteirista continua a dotar o personagem Ethan Hunt de uma certa entidade moral. E, como foi o caso em Acerto de Contas Parte 1, a importância da amizade, da individualidade e do trabalho em equipe são partes cruciais da história.

No roteiro, o novo filme repete a dupla anterior: McQuarrie ao lado de Erik Jendresen. E está claro que originalmente seria um único filme dividido em dois. Mas, por razões comerciais, eles foram forçados a desenvolvê-lo como um oitavo episódio. O principal erro foi que, provavelmente querendo se distanciar disso e tentar se conectar com o público habitual, apostou-se demais na nostalgia, buscando ligações com filmes mais antigos da saga, que pouco ou nada contribuem para o desenvolvimento da trama. Portanto, esse aceno constante ao passado acaba cobrando seu preço. E, neste caso, a duração de 169 minutos pode ser de fato excessiva.

Apesar desse pequeno contratempo, o filme foi concebido como um possível ponto culminante da jornada de Missão: Impossível – sujeito, é claro, ao seu eventual sucesso comercial. Nesse sentido, o recurso a cenas anteriores funciona, assim como o tom mais reflexivo que percorre boa parte do filme.

No final das contas, assistir a um novo episódio de Missão: Impossível – e, acima de tudo, assisti-lo na tela grande, especialmente por ser filmado para IMAX – é saber que você terá um momento muito divertido. O Acerto Final não é exceção. São quase três horas de ação, suspense e humor que deixarão em êxtase os fãs da série estrelada por Tom Cruise. “O mais grandiloquente”, como diz a divulgação do filme. E, talvez, também o mais melancólico.

© 2025 Aceprensa. Publicado com permissão. Original em espanhol.

  • Missão: Impossível – O Acerto Final
  • 2025
  • 169 minutos
  • Indicado para maiores de 14 anos
  • Em cartaz nos cinemas

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.