
Ouça este conteúdo
No período de férias escolares, poucas coisas são mais divertidas do que fazer pipoca e reunir a garotada para ver uma comédia. Aqui vão, em ordem cronológica de lançamento, três filmes que a família toda pode assistir.
E, ao longo de julho, teremos novas recomendações cinematográficas para aproveitar o recesso das crianças.
Antes Só Do Que Mal Acompanhado (John Hughes, 1987)
John Hughes (1950-2009) foi um dos cineastas de maior sucesso dos anos 1980, praticamente inventando a comédia adolescente com filmes como Clube dos Cinco, Gatinhas e Gatões e Curtindo a Vida Adoidado. Mas seu filme mais engraçado é Antes Só Do Que Mal Acompanhado, uma das melhores comédias dos anos 1980 e que reuniu dois monstros do gênero: John Candy (1950-1994) e Steve Martin.

Martin faz um yuppie de uma agência de publicidade que sai de uma reunião em Nova York rumo à cidade onde mora, Chicago, para passar o feriado de Ação de Graças com a família. Mas uma nevasca cancela o voo e ele se vê obrigado a tentar chegar ao destino na companhia de um atrapalhado vendedor vivido por John Candy. A química entre os dois é a melhor possível: Martin faz um personagem antipático e blasé, que se se irrita com a simplicidade ingênua de Candy. São dois dos melhores atores de comédia do cinema dos anos 1980 num desfile de cenas antológicas, atuações cômicas impecáveis e diálogos muito bem escritos.
Onde assistir: disponível para locação e compra no Google Play, Amazon, Apple TV e Microsoft.
Feitiço do Tempo (Harold Ramis, 1993)
Um dos melhores papéis do engraçadíssimo Bill Murray. Ele faz um arrogante jornalista de TV que é enviado para cobrir um evento chatíssimo – o Dia da Marmota, uma tradição nos Estados Unidos e Canadá, celebrada sempre em 2 de fevereiro, segundo a qual o comportamento de uma marmota consegue prever a duração do inverno – e acaba preso num feitiço em que os dias se repetem indefinidamente.
O elenco tem a ótima Andie MacDowell como a produtora da TV e o talentoso roteirista e ator Chris Elliot como o cinegrafista da equipe. Mas o destaque é mesmo Stephen Tobolowsky como um mala sem alça que importuna o jornalista diariamente da mesma forma. Feitiço do Tempo é prova de que o cinema hollywoodiano dos anos 1990 conseguia ser criativo sem perder o tino comercial. Terminou o ano como a décima maior bilheteria norte-americana de 1993 e continua divertidíssimo até hoje.
Onde assistir: disponível para locação e compra no Google Play, Amazon, Apple TV e Claro Video.
O Mentiroso (Tom Shadyac, 1997)
Na comédia, os anos 1990 foram de Jim Carrey. O cara fez na sequência Ace Ventura (1992), O Máskara (1994), Débi e Lóide (1994) e interpretou o Charada em Batman Eternamente (1995), todos imensos sucessos de bilheteria, e só viu os números de ingressos caírem um pouco em O Pentelho (1996), filme marcado por um humor mais perverso e violento. Mas, no ano seguinte, Carrey faria O Mentiroso e terminaria 1997 com o filme de maior bilheteria nos Estados Unidos e sua melhor atuação no cinema de comédia.
Ele faz Fletcher Reede, um advogado ambicioso que se acostumou a mentir sobre tudo. Até que o filho pequeno, Max, faz um pedido no dia do aniversário para que o pai pare de contar mentiras, e Fletcher, como que por encanto, não consegue mais mentir sobre nada. Esse enredo simples dá a chance de Carrey exercitar seu inesgotável arsenal de caras, bocas e trejeitos, e o resultado é um dos filmes mais engraçados dos últimos 30 anos.
Onde assistir: disponível na Globoplay e Telecine e para locação e compra na Claro Video, Amazon e Apple TV.