
Ouça este conteúdo
A francesa Catherine Deneuve tem 81 anos e uma carreira de quase sete décadas no cinema. Quando rodou seu primeiro filme, Les Colégiennes, lançado em 1957, Catherine não havia completado 12 anos de idade.
Sua trajetória no cinema é inigualada, tendo trabalhado com cineastas consagrados como Luis Buñuel, François Truffaut, Roger Vadim, Roman Polanski, Agnès Varda, Jacques Demy, Terence Young, Mario Monicelli, Lars Von Trier e muitos outros.
Um ícone da beleza no cinema, é uma atriz corajosa e que não tem medo de papéis desafiadores, como os de A Bela da Tarde, de Buñuel, e Repulsa ao Sexo, de Polanski. Aqui vão três grandes filmes, em ordem cronológica, estrelados por Catherine Deneuve que estão disponíveis nas plataformas de streaming.
Os Guarda-Chuvas do Amor (Jacques Demy, 1964)
Catherine Deneuve estava no auge da beleza nesse musical clássico dirigido pelo francês Jacques Demy sobre um casal (Catherine e Nino Castelnuovo) apaixonado que vive numa cidadezinha costeira na Normandia e é separado pela convocação dele para a Guerra na Argélia. A estética do filme, criativa e supercolorida, inspirou incontáveis outros filmes e até comerciais de TV. Os Guarda-Chuvas do Amor foi um imenso sucesso comercial, venceu a Palma de Ouro em Cannes e foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Onde assistir: disponível no Globoplay, Oldflix, Telecine e Prime Video, ou para locação em Apple TV.
O Último Metrô (François Truffaut, 1980)
Um dos grandes filmes da fase final da carreira do cineasta francês François Truffaut, O Último Metrô se passa em 1942 na Paris ocupada pelos nazistas e conta a história de um pequeno teatro que esconde fugitivos do nazismo e luta para manter sua integridade artística em meio à violência alemã. Catherine Deneuve faz a dona do teatro e Gérard Depardieu interpreta um jovem ator que ganhou um papel numa importante produção que será encenada lá.
Onde assistir: disponível no Globoplay e Telecine, ou para locação em Apple TV.
Fome de Viver (Tony Scott, 1983)
Difícil achar um casal tão sexy e bacana quanto Catherine Deneuve e David Bowie, não é mesmo? Agora, imagine ter esses dois como um casal de vampiros, assustando e bebendo o sangue de outra atriz deslumbrante – no caso, Susan Sarandon? Pois essa é a premissa de Fome de Viver, filme de estreia de Tony Scott (irmão mais novo de Ridley Scott), que depois ficaria famoso com filmes como Top Gun – Ases Indomáveis e Dias de Trovão. Fome de Viver é um drama erótico e de horror superestiloso, que vale só pela abertura, com a banda gótica Bauhaus tocando seu clássico Bela Lugosi’s Dead.

Onde assistir: disponível para locação em Apple TV, Amazon e Google Play.
VEJA TAMBÉM:





