Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
No Prime Video

“Vingança”, o thriller francês que mistura “Kill Bill”, “Mad Max” e “Rambo”

A atriz italiana Matilda Lutz foi escalada para viver Jen em "Vingança"
A atriz italiana Matilda Lutz foi escalada para viver Jen no filme de estreia de Coralie Fargeat (Foto: Divulgação Neon)

Ouça este conteúdo

Quando A Substância chegou aos cinemas no ano passado, uma pergunta que muita gente se fazia era como Demi Moore tinha topado embarcar num projeto tão ousado de uma cineasta praticamente desconhecida no cenário audiovisual. Mas a veterana tinha uma obra de Coralie Fargeat para se basear: Vingança. Foi com esse filme de estreia, de 2017, que a francesa se cacifou para alçar o voo mais alto de A Substância e então conseguir suas indicações ao Oscar de Melhor Direção e Melhor Roteiro Original (além de outras três para o filme, com direito a uma vitória em Melhor Maquiagem).

Vingança agora está num serviço de streaming popular, o Prime Video. É a chance de muita gente que se impressionou com a ficção científica estrelada por Demi conhecer de onde veio a principal responsável por aquela história maluca. Coralie Fargeat, hoje com 48 anos, estudou cinema numa prestigiada escola parisiense e dirigiu alguns curtas antes de Vingança. O mais prestigiado deles é Reality+ (2014), um interessantíssimo conto de amor futurista em que um chip cerebral permite que a pessoa seja vista com a imagem corporal que ela sempre sonhou. Já havia um pouco de A Substância ali.

Por sua vez, Vingança é uma mistura de Kill Bill, Mad Max e Rambo, três filmes que são referência para a francesa. Apesar de admirar cineastas mais “difíceis”, como o canadense David Cronenberg e o austríaco Michael Haneke, Coralie também é fã de diretores chegados num “filme pipoca”, como o lendário John Carpenter de Fuga de Nova York e Halloween: a Noite do Terror. O cinema de horror e o de ação mais comercial, em tese, não deveriam fazer parte do gosto de uma garota formada num renomado instituto de Paris. Mas Coralie é pop.

O dia da caça

A protagonista de Vingança é a belíssima Jen (papel da italiana Matilda Lutz), uma jovem cheia de sonhos, que ambiciona se mudar para Los Angeles, enquanto sustenta um caso com Richard, que é casado. Numa viagem para caçar com dois amigos, Richard resolve chegar antes com a amante em sua luxuosa casa no deserto. Só que os parceiros de caça também acabam chegando antes e um deles se encanta por Jen. Na ausência de Richard, esse parceiro parte para cima de Jen e a violenta.

A negociação para abafar o caso não dá certo e Richard tenta se livrar do problema empurrando Jen de um penhasco. O trio de caçadores imagina que a garota morreu na queda, mas ela sobrevive e tira forças não se sabe de onde para se vingar dos algozes. O árido cenário descolado por Coralie no Marrocos ambienta cenas de perseguição, tiro e tentativas de afogamento, com toques de horror corporal que voltariam a aparecer em A Substância.

A sonhadora Jen antes de encarar a morte de perto e partir para a vingançaA personagem Jen antes de encarar a morte de perto e partir para a vingança (Foto: Divulgação Neon)

Trata-se de um thriller sensual, daqueles que era mais comum de se ver nos anos 1980 – e sempre com um homem na direção. A francesa absorveu toda essa influência do cinema popular americano e acrescentou seu olhar feminino, transformando em heroína uma personagem frágil, que no começo de Vingança ninguém diria ser capaz de pegar em armas e sair caçando três caçadores. O divertido filme já deixava claro à época que uma grande profissional havia entrado para o seleto clubinho da sétima arte. Demi Moore sacou isso antes da maioria de nós.

  • Vingança
  • 2017
  • 108 minutos
  • Indicado para maiores de 18 anos
  • Disponível no Prime Video, Mubi e Run:Time (grátis)

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.