• Carregando...
Estação de tratamento da Sanepar no Rio Iguaçu apresentou contaminação.
Estação de tratamento da Sanepar no Rio Iguaçu apresentou contaminação.| Foto: Lineu Filho /Tribuna do Pararana

Após suspender a captação no Rio Iguaçu por suspeita de contaminação na água, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) informou na manhã desta quarta-feira (16) que a estação voltou ao normal e que o reservatório está cheio. O problema afetou 900 mil pessoas em Curitiba e região metropolitana e deixou a população preocupada quanto à qualidade da água. Ainda na noite de terça-feira 915) a Sanepar voltou a captar água do Rio Iguaçu.

WhatsApp: receba um boletim diário com notícias do Paraná

Às 23 horas de terça foi iniciado a abastecimento nos reservatórios que recebem água a partir da unidade de tratamento do Iguaçu. O processo seguiu até às 5h da manhã quando a água chegou no bairro Parolin. A Sanepar informa ainda que moradores do Portão podem enfrentar alguns problemas pontuais, mas que a companhia está atenta para intervir e que a produção está na capacidade máxima.

A reportagem da Tribuna do Paraná checou com comerciantes do Xaxim, Sitio Cercado e Portão. Todos confirmaram que a água já tinha retornado.

Água Contaminada?

A Sanepar paralisou a captação de água no Rio Iguaçu após constatar que a água não estava dentro dos parâmetros para ser tratada. A companhia ainda não sabe o que causou a possível contaminação na água, mas relatou que não se trata de uma substância tóxica.

O centro de testes da Sanepar realiza de hora em hora testes para verificar a qualidade da água do Rio Iguaçu, procedimento que é realizado normalmente. O Instituto Água e Terra (IAT), do governo do estado, encaminhou técnicos para verificar a qualidade da água na região com suspeita de contaminação. O objetivo é averiguar se a contaminação foi pelo aumento de chuvas ou lançamento de poluentes por alguma empresa no rio. A equipe do IAT retornou nesta quarta-feira ao Rio Pequeno, afluente do Rio Iguaçu, e nada foi constatado até o momento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]