• Carregando...
 | Albari Rosa/Gazeta do Povo
| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Mais um dia de chuva forte resultou em vários pontos de alagamentos em Curitiba. Com temporais desde o início da tarde, a quarta-feira (14) teve transtornos no trânsito e em residências em diversos bairros da cidade. Pelo menos 25 ocorrências foram registradas pela Defesa Civil, a maioria concentrada nos bairros das regiões Norte e central.

De acordo com a prefeitura de Curitiba, foram 63 milímetros de água da chuva acumulados durante o dia. Isso equivale a mais da metade prevista para todo o mês de março, já que se estimava um acumulado de 122mm ao longo dos 31 dias do mês, segundo o Simepar.

VÍDEOS: Veja uma compilação dos vídeos de alagamentos em Curitiba nesta quarta-feira (14)

FOTOS: Imagens da chuva na capital

Três escolas municipais foram afetadas pelas chuvas. No Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Carlos Alberto de Oliveira, no Guaíra, um raio atingiu a central de alarme e a unidade ficou temporariamente sem energia, mas a situação já foi normalizada. Na Escola Municipal Professor Brandão, no Alto da Glória, entrou água pelas calhas mas a chuva não comprometeu o atendimento dos estudantes. O mesmo ocorreu na Escola Municipal Batel, na região central. A Secretaria Municipal da Educação (SME) afirma que as equipes de limpeza locais já está sendo feito desde esta tarde (14).

Mapa mostra os pontos que alagaram nesta quarta

Segundo a prefeitura, seis unidades de atendimento da Fundação de Ação Social (FAS), ficaram alagadas. Entre elas, três prestam atendimento a pessoas em situação de rua, na regional Matriz, e uma oferece acolhimento a adolescentes, na regional Boa Vista.

Todo esse volume resultou ainda em duas quedas de árvores, uma no Cabral e uma no Boqueirão.Outro estrago foi a queda de muros: foram 9 paredes que despencaram, de acordo com a Defesa Civil. Já o asfalto acabou prejudicado na região do Centro, na esquina da Avenida Visconde de Guarapuava com Rua Desembargador Westphalen. No cruzamento, uma cratera que era um problema antigo da região começou a se abrir novamente.

A água invadiu também o UniBrasil, no bairro Tarumã, e o Estádio Vila Capanema, do Paraná Clube, que fica no bairro Jardim Botânico. Sobre o centro universitário, por meio de nota, a assessoria de imprensa informou que “apenas o térreo do bloco 06 foi atingido pelo alagamento do rio que passa nos fundos da instituição”. A nota diz ainda que a equipe de manutenção trabalhava para resolver os danos causados pela chuva e que as aulas continuavam ocorrendo normalmente nos outros blocos da faculdade.

Leia também: Direção segura: o que fazer e o que evitar em caso de alagamento

Bairros

No Alto da XV, um ônibus ficou preso por cerca de uma hora e meia em uma rua alagada, a Reinaldino S. Quadros. O veículo tinha quatro passageiros e o motorista. No Rebouças, uma das áreas mais críticas, a rua Almirante Gonçalves chegou a subir cerca de um metro. A Rua Chile, quase no Cruzamento com a Av. Comendador Franco, ficou totalmente interditada devido à quantidade de água. O nível do Rio Belém subiu rapidamente e alagou várias ruas do Centro Cívico, incluindo a Av. Cândido de Abreu. Além disso, um buraco voltou a se abrir na esquina Rua Desembargador Westphalen com a Avenida Visconde de Guarapuava.

No Jardim Social, Jucimara Poss, 59 anos, estava no carro com as filhas, de 10 e 13 anos, quando a água começou a subir na Rua Alexandre Gusmão. Outros bairros afetados foram Centro Cívico, Cabral, Prado Velho, Jardim Botânico, Uberaba e Campo Comprido, entre outros.

Veja também: Alagados curitibanos: após décadas, enchentes ainda desafiam gestores

CIC

Uma das áreas mais afetadas na última chuva forte que caiu na cidade no sábado (3), a Cidade Industrial de Curitiba (CIC) também teve danos nesta quarta. A água voltou a atingir o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Barigui I, que fica ao lado do Parque Mané Garrincha e do Rio Barigui, mas em menor intensidade. O impacto teria sido menor do que da vez passada, quando dezenas de pessoas ficaram desabrigadas e perderam seus pertences.

Mapa dos alagamentos em Curitiba

Vídeos mostram os alagamentos em regiões de Curitiba

Vídeo: alagamento na divisa do Rebouças com o Jardim Botânico

Enviado pela leitora Júlia C. Ribas

Fotos da chuva na quarta-feira

  • Avenida Carlos de Carvalho, na altura do número 75
  • Alagamento na Rua Alexandre Gusmão
  • Ruas alagadas no Centro Cívico
  • Registro da Rua Monte Castelo, no Tarumã
  • Alagamento na Rua Fernando Amaro, no Alto da XV
  • Alagamento na Rua Fernando Amaro, no Alto da XV
  • Na Rua Almirante Gonçalves, no bairro Rebouças, a água quase cobriu os carros que passavam pela região
  • Alagamento no São Lourenço
  • Alagamento no bairro Bom Retiro
  • Alagamento no bairro Bom Retiro
  • O Canal Belém quase transbordou com a chuva no bairro Guabirotuba
  • Alagamento na Rua Chile
  • Alagamento na Rua Chile
  • Alagamento na Rua Chile
  • Alagamento na Rua Chile
  • Alagamento na Rua Chile
  • Alagamento na Rua Chile
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]