• Carregando...
Mudança brusca: frente fria quebra sequência de dias secos no Paraná. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo/Arquivo
Mudança brusca: frente fria quebra sequência de dias secos no Paraná.| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo/Arquivo

Depois de quinze dias de tempo seco, Curitiba poderá ter uma mudança brusca no clima a partir desta quinta-feira (3). Por isso, o Instituto Simepar emitiu um aviso meteorológico de risco de temporal em todo o Paraná. Segundo o órgão, as chuvas devem chegar com uma frente fria que fica no estado até o fim da semana.

Em várias regiões os ventos podem ficar intensos, ultrapassando 50km/h. Durante a madrugada de quinta-feira (3), são esperadas chuvas, trovoadas e rajadas de vento entre 60 e 70km/h na região central do estado, no Litoral e na região de Curitiba. No período da manhã, pode chover forte na região Norte do Paraná.

A passagem da frente fria pelo Paraná, porém, será rápida. De acordo com o Simepar, na sexta-feira (4) o sistema já a se deslocar para fora do estado. Ficam apenas os ventos moderados - especialmente nas regiões oeste e sudoeste - e chegam as baixas temperaturas.

Quem está preocupado com o frio, porém, o instituto avisa: o resfriamento será significativo, mas não tão intenso como a última massa de ar polar que atingiu o estado. A mínima prevista para o final de semana é de 8ºC, com máxima abaixo dos 20ºC.

O meteorologista Lisandro Jacobsen, do Simepar, destaca a melhora nas condições do clima, mesmo nos lugares que não irão registrar chuva. “A passagem da frente fria faz aumentar a umidade relativa do ar, melhora a qualidade do ar. A frente passa e leva um pouco da sujeira da atmosfera. Melhora também a condição de queimadas, já que umedece o solo”.

Colaborou: Cecília Tümler

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]