i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
INMET

Alerta laranja: frente fria traz tempestade e ventos fortes para PR, SC e RS

  • PorGazeta do Povo
  • 11/02/2019 17:43
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo/Arquivo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade para terça-feira (12) e quarta-feira (13) válido para todo o Paraná e partes de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. De acordo com o órgão, o temporal pode atingir essas áreas entre a 1h de terça e início da madrugada de quarta.

As fortes chuvas previstas devem ser acompanhadas por ventos intensos, de 60 a 100 km/h, caracterizando um perigo moderado (alerta laranja). O órgão ainda informa que há possibilidade de queda de granizo. Além de abranger o estado do Paraná inteiro, o aviso do Inmet é válido para os Planaltos Norte e Sul, Oeste e Vale do Itajaí, em Santa Catarina, e no Noroeste do Rio Grande do Sul, na região das Missões e Alto Uruguai.

Leia também: Temporal e vento forte derrubam árvores em Curitiba

Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Por isso, o Inmet recomenda que, se possível, as pessoas desliguem aparelhos elétricos e quadro geral de energia durante o temporal, além de não se abrigar debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, pois há risco de queda e descargas elétricas).

Saiba mais: Litoral do Paraná tem alerta de ressaca e ondas podem chegar a 3 metros

Segundo o Simepar, essas condições se devem a uma frente fria que passou pelo Rio Grande do Sul e avança sobre Santa Catarina e Paraná, deixando o tempo instável em toda a região. As chuvas podem ser acompanhadas de raios e se intensificam na tarde de terça-feira.

Chuva no Paraná

Em Curitiba, a chuva deve começar no fim da manhã e aumentar de intensidade com o passar das horas, com possibilidade de raios. Ela deve ser acompanhada de rajadas de vento de até 60 km/h. Sob essas condições, a temperatura cai. A mínima prevista é de 19ºC e a máxima fica em 2ºC.

No Litoral do Paraná, também há previsão de temporal, mas com menor intensidade no período da tarde. Entretanto, durante a noite, a previsão é de chuvas mais fortes. O Centro de Hidrografia da Marinha (CMH) do Brasil, inclusive, emitiu um alerta de ressaca para a região entre a noite de terça-feira e a manhã de quinta-feira (14). As ondas podem chegar a 3 metros de altura.

Em Guaratuba e Matinhos, a frente fria não derruba consideravelmente as temperaturas. A máxima prevista é de 27ºC e a mínima de 21ºC. Em Paranaguá e Pontal do Paraná, os termômetros atingem 28ºC no início da tarde, com a mínima em 22ºC no começo da manhã.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.