Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
ensino superior

Alunos de centro universitário protestam contra demissões de professores 

De acordo com os organizadores do ato, houve demissão em massa de professores de vários cursos 

 | Colaboração/
(Foto: Colaboração/)

Aproximadamente cem estudantes do UniBrasil Centro Universitário fizeram um protesto no campus da instituição, no bairro Tarumã, em Curitiba, na noite desta sexta-feira (2). De acordo com os organizadores do ato, houve demissão em massa de professores de vários cursos e a Reitoria do centro universitário não dialogou com a comunidade acadêmica sobre o fato.

Assista ao vídeo

Segundo informações de representantes do Centro Acadêmico Romeu Felipe Bacellar, do curso de Direito, houve três demissões nesta graduação, 14 na de Serviço Social e outros cursos também foram afetados.

Além disso, outro motivo de descontentamento entre os alunos do UniBrasil é o oferecimento de bolsas de 50% para universitários vindos de outras instituições, já que os estudantes do centro universitário não foram contemplados com o mesmo desconto.

Outro lado

Neste sábado (3), o UniBrasil informou que não houve demissão em massa. “São 300 professores e 11 foram dispensados devido a um ajuste administrativo como ocorre todos os anos após o vestibular e o início das aulas”, afirmou a instituição, em nota.

Sobre a concessão de bolsas, o centro universitário afirmou que foram contemplados 50 alunos com meia-bolsa. “Esta é uma prática que beneficia também os alunos veteranos”, diz a nota.

A instituição disse, ainda, que “a reitoria reafirma o canal aberto com os alunos. Inclusive, recebeu um grupo de alunos na última sexta-feira para conversar sobre as demissões e a política de concessão de bolsas”.

Outro caso

Em 2017, 1,2 mil professores da Universidade Estácio de Sá foram demitidos em todo o Brasil. A instituição anunciou que iria contratar outros com salários mais baixos pelo mesmo sistema de CLT dos antigos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.