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| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Depois de criar polêmicas entre quem mora e frequenta a região da Praça do Japão, no Batel, começa a circular nesta quarta-feira (28), a nova linha de ônibus de Curitiba: o ligeirão Norte-Sul. Com menos paradas do que o biarticulado Santa Cândida/Capão Raso, a linha promete reduzir o tempo de viagem de 40 para cerca de 20 a 25 minutos. O primeiro ônibus a cumprir o trajeto sairá às 5h58 do Terminal Santa Cândida e vai até a estação Bento Viana, no Batel.

Para operar a linha, 25 novos biarticulados foram entregues pela Volvo à prefeitura. Os veículos incluem novidades como aumento da capacidade para 270 passageiros, 20 a mais do que no modelo anterior. Outra diferença é um sistema inteligente que permite que sejam controlados remotamente.

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Quem for embarcar na nova linha deve ficar atento às plataformas usadas nos terminais e tubos, que irão sofrer algumas mudanças para receber o ligeirão. De acordo com a Urbs, empresa que administra o sistema de transporte da cidade, o embarque de passageiros nos terminais Cabral e Santa Cândida, no sentido Centro, será feito na primeira plataforma, por exemplo. Como as duas linhas - tanto a expresso, quanto a ligeirão - serão operadas por veículos vermelhos, quem usa o sistema precisa estar alerta para não confundi-las.

Mas, quem não estiver confiante sobre onde embarcar em cada linha, pode ficar tranquilo: a Urbs garante que, neste primeiro dia de operação, fiscais da empresa ficarão a postos em todos os oito pontos de parada. Adesivos de identificação também foram espalhados pelos locais. São eles os terminais Santa Cândida, Cabral e Boa Vista e as estações Passeio Público, Central (Praça Santos Andrade), Eufrásio Correia, Oswaldo Cruz e Bento Viana (ponto final).

Em dias úteis, o tempo de intervalo entre as saídas dos ônibus da linha, de acordo com a Urbs, devem variar de três minutos, em horário de pico, a 15 minutos, em horários de menos movimento. Todos os horários do novo ligeirão podem ser consultados no site da Urbs.

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Passeio de Greca

Envolvido em bate-boca com manifestantes contrários à circulação da linha, o prefeito Rafael Greca (PMN), irá fazer uma viagem no novo ligeirão Santa Cândida/Praça do Japão e faz a entrega para a cidade da frota de novos biarticulados. O prefeito embarcará, às 9 horas, no Terminal Santa Cândida e vai seguir até a estação-tubo Bento Viana, na divisa dos bairros Água Verde e Batel.

Polêmicas

Para que os ônibus fizessem o contorno, a prefeitura fez modificações na Praça do Japão que não agradaram os moradores da região. O assunto foi parar na Justiça depois que o Ministério Público pediu a suspensão das obras, alegando falta de transparência no processo. Além disso, moradores que criticaram a falta de diálogo se manifestaram contra as obras que alteraram os limites da praça. Houve protesto e até mesmo bate-boca com o prefeito Rafael Greca (PMN), que, mais tarde, chegou a falar que a oposição às obras era coisa “ de madame”.

Ao fim, a Justiça acabou negando o pedido de paralisação por entender que a paralisação dos trabalhos poderia ocasionar prejuízos ao projeto, à população e aos cofres públicos, já que cerca de R$ 16 milhões chegaram a ser investidos.

Essa não é a única polêmica que surgiu com a implantação do ligeirão Norte-Sul. Outro grupo descontente foi o dos ciclistas que costumam usar a via calma na Av. Sete de Setembro. Para que os ônibus possam rodar, um trecho de duas quadras de circulação compartilhada entre carros e bikes deixará de funcionar na região.

Apesar do fim da faixa exclusiva para trânsito de bicicletas, não está proibido pedalar no trecho, que vai da altura do Colégio Santa Terezinha de Menino Jesus até o fim da praça do Japão. De acordo com a Superintendência Municipal de Trânsito (Setran), porém, a indicação é de que o ciclista desça e vá empurrando a bike pela calçada.

Para que a integração entre o ônibus e as bicicletas aconteçam de acordo com as expectativas dos ciclistas, o grupo preparou uma proposta alternativa ao atual modelo de circulação do ligeirão, que irá contornar a praça. A ideia inclui a eliminação de vagas de estacionamento no entorno da praça e a transferência do ponto de táxi para outra área.

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