• Carregando...
Lutadora Luana Barbosa vai ministrar as instruções de defesa pessoal para as mulheres.
Lutadora Luana Barbosa vai ministrar as instruções de defesa pessoal para as mulheres.| Foto: Jonathan Campos / Gazeta do Povo

As aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres oferecidas pela prefeitura de Curitiba começam na próxima quinta-feira (22) na Casa da Mulher Brasileira, no bairro Cabral, referência no atendimento de mulheres vítimas de violência. O lutador curitibano Maurício Shogun, ex-campeão do UFC, deu a aula inaugural do projeto na última sexta-feira (16). O curso é feito em parceria com o Instituto Shogun Rua, do lutador. As aulas serão ministradas pela atleta profissional e professora da Academia Shogun Team, Luana Barbosa.

NOTÍCIAS SOBRE CURITIBA:faça parte do nosso novo canal para receber mais matérias

A primeira turma já está com vagas completas – na sequência, o projeto será levado para as 10 regionais de Curitiba. Podem se inscrever mulheres a partir de 18 anos, incluindo mulheres com deficiência, transexuais e transgêneros. Entre as alunas da primeira turma estão três cegas, uma surda e uma cadeirante. São 20 vagas por turma e a duração do curso é de um mês. Na Casa da Mulher Brasileira as aulas serão terças e quintas-feiras, das 15h às 16h.

As mulheres terão treinamento em muay thai. Com a arte marcial, as mulheres irão aprender a maneira correta de como se defender de possíveis ataques. Ou seja, vão aprender a aplicar golpes a partir da técnica de luta. “É importante que, além de saberem se defender, as mulheres saibam bater”, enfatizou o vice-presidente do Instituto Shogun Rua, Christian Mazza, em entrevista à Gazeta em julho.

Além de aprenderem a se defender, o projeto prevê que as mulheres sejam instruídas sobre os seus direitos e a como denunciar violência doméstica. “É importante haver a consciência dos direitos da mulher. Da força que tem uma pessoa com consciência de que violência contra mulher é crime. Que assédio é crime e que maltratar as pessoas é crime”, ressaltou o prefeito Rafael Greca (DEM) na aula inaugural.

A próxima turma será em setembro e as inscrições podem ser feitas pelos telefones: 3221-2714 ou 3321-2739.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]