i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Elas voltaram

Baleia aparece no Litoral do Paraná; veja o vídeo

  • PorGazeta do Povo com colaboração de Millena Prado
  • 20/07/2019 12:12
Baleia vista na Ilha do Mel. Imagem: reprodução vídeo.
Baleia vista na Ilha do Mel. Imagem: reprodução vídeo.| Foto:

Uma baleia foi vista próximo ao Canal da Galheta na praia de Encantadas na Ilha do Mel na manhã deste sábado (20). Segundo o marinheiro Eduardo Fonseca, que estava em uma embarcação, a baleia apareceu por volta das 8h30 e ficou durante 20 minutos na região.

A bióloga Camila Domit do Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) identificou inicialmente que é da espécie jubarte, aparentemente jovem, e que teria em torno de 7 a 8 metros.

Camila achou também que o animal está mais magro que o recomendado para a idade, mas que seu estado de saúde será avaliado assim que a equipe de estudos do mar localizar o mamífero. Segundo ela, o movimento de cauda que o animal realiza no vídeo indica estresse e irritabilidade, por conta da aproximação das embarcações.

O litoral do Paraná está na rota de migração das baleias, que saem de regiões mais como Antártica e vão até locais mais quentes para reprodução. É a primeira aparição no litoral do estado neste ano. Ano passado também foram avistadas uma baleia e uma foca no litoral, nesta época do ano.

A Marinha do Brasil determina que embarcações não autorizadas não podem se aproximar a menos de 100 metros de animais marinhos como baleias e golfinhos. Quem estiver no litoral e avistar o animal deve comunicar o Centro de Estudos do Mar através dos telefones (41) 3315-8685 ou 0800 642 3341.

Bióloga fala sobre a aparição da baleia:

1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 1 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • C

    Celito Medeiros

    ± 0 minutos

    Bela notícia. Bem vindas!... Porém, é preciso evitar chegar perto de barco, está correto o aviso da Marinha, mas é difícil segurar a emoção e o desejo de estar bem perto, o que poderá ser um risco.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso