• Carregando...
 | Albari Rosa/Gazeta do Povo
| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Com o aumento do fluxo de pessoas no Litoral do Paraná durante a temporada, não é novidade que o trânsito nas ruas de todas as cidades da região está muito intenso. Porém, desde o 15 de dezembro, alguns turistas e moradores de Caiobá e Guaratuba contam com uma alternativa para pequenos deslocamentos: emprestar patinetes e bicicletas elétricas na beira-mar.

Disponibilizado pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), o serviço de empréstimo gratuito pode ser feito em dois pontos de atendimento (veja os endereços ), um em cada uma das praias. Como os equipamentos chegam a 30 km/h, em muitas situações acabam sendo mais rápidos e eficientes do que o carro. “Só para tirar o carro da garagem aqui no Litoral a gente já fica travado no trânsito. Imagina ainda para chegar até o local e encontrar estacionamento”, conta o funcionário público Cleverson Lopes, de 41 anos, que emprestou uma bicicleta no posto de Caiobá na tarde deste sábado (29).

LEIA MAIS:Como aproveitar a praia com segurança e evitar afogamentos

A comodidade, no entanto, só funciona para deslocamentos rápidos: o tempo máximo de uso dos equipamentos é de 15 minutos por pessoa. Para usar as bicicletas e patinetes, é preciso, além de ser cliente da Copel, cumprir alguns requisitos simples. Ter o aplicativo da empresa baixado no celular, o pagamento da conta cadastrado em débito automático e optar por receber apenas a fatura digital. Isso pode ser feito em casa, antes de buscar as bicicletas, ou diretamente no posto de atendimento - onde o processo leva cerca de cinco minutos.

Douglas de Souza, de 34 anos, a esposa Milena Tavares e os filhosAlbari Rosa/Gazeta do Povo

Para o auxiliar administrativo Douglas de Souza, de 34 anos, o tempo de 15 minutos de empréstimo foi o suficiente para ir às compras. “Eu emprestei uma vez e vi que seria tempo o bastante para buscar uma tilápia no mercado de peixes”, explica o veranista, que está hospedado na região de Caiobá. A escolha foi feita levando em conta que muitas das ruas no entorno têm mão única, o que obriga o motorista a dar voltas até conseguir acessar o caminho desejado.

O principal uso que Souza tem feito dos equipamentos, porém, é para lazer com a família. Ele e a esposa Milena Tavares, de 29 anos, trouxeram os filhos em quatro dias consecutivos para usar os patinetes.”Eles ficam pedindo para voltar todos os dias, e acho que vai ser assim até o fim da nossa estadia”, conta Milena. As crianças tem 7 e 10 anos e já conseguem usar os equipamentos tranquilamente.

Para quem pretende levar crianças, a Copel garante que a velocidade dos equipamentos não será tão alta, já que tanto o patinete quanto a bicicleta podem ser programados para velocidades máximas de 12 km/h e 18 km/h , respectivamente.

Ponto de empréstimo das bikes e patinetes em CaiobáAlbari Rosa/Gazeta do Povo

Como fazer o empréstimo

Para usar os equipamentos, basta cumprir os três requisitos e, no aplicativo da Copel, agendar um horário para o empréstimo. O serviço funciona de quarta-feira a domingo, das 10 às 19 horas. Para quem está com medo de não conseguir horários vagos, a Copel orienta que seja evitado o fim da tarde, que costuma ser mais concorrido. Porém, mesmo assim, as 28 bicicletas e 11 patinetes dos dois postos ainda estão dando conta da demanda. Desde o dia 15 de dezembro, a Copel já fez 427 empréstimos.

LEIA TAMBÉM:Conheça as sereias de Caiobá e suas caudas removíveis

De acordo com a companhia, o objetivo principal da iniciativa é justamente divulgar os serviços digitais, que facilitam a logística da empresa e ainda evitam o uso de papel, por exemplo. Além disso, a empresa também pretende propagar o uso de energia solar, já que a eletricidade usada para recarregar as bikes e patinetes é obtida dessa forma. Quem tiver curiosidade pode perguntar sobre o sistema de geração de energia aos atendentes do posto, que podem mostrar as placas solares no topo da estrutura e os aparelhos usados para a conversão.

Os equipamentos ficam disponíveis até o início de março nos dois locais, e, por enquanto, a empresa não divulgou planos de estender a estadia ou disponibilizar as bikes em outras áreas.

Bicicletas rodam a até 30 km/hAlbari Rosa/Gazeta do Povo

Usabilidade

Além da praticidade dos equipamentos, muitos turistas querem experimentá-los para descobrir, por exemplo, como se usa uma bicicleta movida a eletricidade. O que todos constataram é que não há segredo: basta pedalar, caso dispense o uso da energia, ou acelerar no guidão direito, caso queira apenas se sentar e não fazer esforço. “Ela funciona bem direitinho, achei tão legal que queria que fosse permitido usar por mais tempo”, avalia o engenheiro de produção Jhony Martins, de 31 anos.

LEIA MAIS:Casos de queimaduras aumentam com chegada de “corrente” de águas-vivas

Já os patinetes funcionam com dois botões, um para acelerar e outro para frear, cada um localizado em um dos lados do guidão. Os dois tipos de equipamentos são recarregados todas as noites, e no dia seguinte podem rodar por até 30 km ou durante seis horas ininterruptas até a próxima recarga.

Albari Rosa/Gazeta do Povo

Onde emprestar as bikes e patinetes elétricos da Copel

Caiobá: Avenida Atlântica de Matinhos, em frente ao número 1.088

Guaratuba: Av. Atlântica, entre os números 888 e 1034

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]