Praia de Matinhos.
Praia de Matinhos.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

A partir de quarta-feira (9) Matinhos, no Litoral do Paraná, deve começar a receber equipamentos e maquinários para a revitalização da orla. De acordo com o governador Carlos Massa Ratinho Jr (PSD), a tubulação que será instalada na obra de combate à erosão marítima chega nessa data à cidade.

RECEBA NOTÍCIAS DO PARANÁ PELO WHATSAPP

"A obra em Matinhos na verdade já começou. Agora está sendo montando o canteiro de obras e possivelmente até quarta-feira começa a chegar a tubulação que será usada na obra", afirmou o governador nesta segunda-feira (7).

O projeto prevê o acréscimo de 3,2 milhões de metros cúbicos de areia na engorda artificial da faixa de praia. Isso corresponde a um avanço que varia de 80 a 100 metros da faixa existente ao longo de 7,45 quilômetros. O volume de areia a ser acrescido equivale a cerca de 64 milhões de carrinhos de mão cheios de areia.

Porém, trabalho de fato só deve começar em abril, após o prazo de 30 dia dado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Nesse prazo, o órgão do governo federal deve concluir o relatório de risco da obra, uma obrigação legal para intervenções desse porte. "Acredito que teremos um ritmo acelerado daqui 20, 30 dias nos canteiros de obras, porque já estão sendo contratados os operários e comprados os equipamentos que serão usados pelas empresas que venceram a licitaçção", afirma o governador. "Nos próximos dias a população vai ver gente e máquinas trabalhando no canteiro de obras em Matinhos", completou Ratinho Jr.

A revitalização da orla de Matinhos será tocada pelo consórcio de empreiteiras Sambaqui, que venceu a licitação. Cerca de 300 vagas temporárias de trabalho direto serão criadas com a obra.