Momento da cirurgia feita no último dia 7 de junho
Momento da cirurgia feita no último dia 7 de junho| Foto: Divulgação / Hospital Erasto Gaertner

Graças a uma técnica menos invasiva, com utilização de robô, apenas 40 horas após a cirurgia de extração de um rim com tumor cancerígeno uma criança de quatro anos recebeu alta do Hospital Erastinho, em Curitiba. Foi a segunda cirurgia pediátrica deste tipo do país e a primeira na região Sul.

Por ser feita com o robô Da Vinci, a operação, realizada no último dia 7, possibilitou uma incisão abdominal menor do que as cirurgias convencionais, melhorando a recuperação do paciente e diminuindo a incidência de dores. Também houve menos sangramento durante a intervenção, o que permitiu dispensar a transfusão sanguínea de suporte, comum nesses casos. Segundo o Erastinho, foram retirados o tumor inteiro e os linfonodos, e o material seguiu para análise para se estabelecer qual serão os próximos passos do tratamento do paciente.

A equipe que executou a cirurgia foi composta pela cirurgiã pediátrica Vilani Kremer, especialista em oncologia; os uro-oncologistas Murilo Almeida Luz e Jonatas Luiz Pereira; o fellow em urologia Rodolfo Barquet Meorin e os anestesistas  Daniel Eduardo Cipoli e José Luis Astigarraga Maidana. O hospital oncológico infantil Erastinho custou R$ 30 milhões e foi inaugurado em setembro do ano passado, com cerca de um terço dos recursos captados pelo Hospital Erasto Gaertner junto à sociedade civil através de eventos, projetos e doações espontâneas, e o restante através de repasses do governo estadual.