Hospital Evangélico Mackenzie
Hospital Evangélico Mackenzie em Curitiba.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo/ Arquivo

Segundo maior hospital com atendimentos SUS em Curitiba, com quase 500 leitos, o Evangélico Mackenzie lançou uma plataforma para facilitar doações tanto de pessoas físicas quanto jurídicas. Agora, a doação pode ser feita pelo próprio site do hospital, mediante um cadastro simples. O doador pode escolher a periodicidade com que vai colaborar e também para onde vai o recurso, dentro e três opções.

A primeira modalidade é para a ala de queimados, em que o hospital é referência nacional no tratamento, com 17 mil atendimentos por ano e um dos mais importantes bancos de pele humana do país. O voluntário também pode doar para ações de combate ao coronavírus, na compra de equipamentos de UTI, máscaras e outros equipamentos de proteção de pacientes e profissionais de saúde – o hospital tem 93 leitos e UTI e 36 de enfermaria exclusivos para Covid-19.

O terceiro destino da doação é para atendimentos clínicos e cirúrgicos gerais, como partos, transplantes, atendimentos a traumas, tratamento de câncer e outras especialidades médicas. O Evangélico Mackenzie faz mais de 300 partos por mês, mantém uma UTI neonatal com 40 leitos e possui banco de leite materno próprio para as mães que não podem amamentar seus filhos.

Em 2019, o Hospital Evangélico Mackenzie construiu uma nova ala pediátrica, passando de 35 para 100 o número de leitos para atendimento de crianças. Também houve reforma no pronto-socorro, com 50 leitos e equipamentos de ponta, além de estruturação do ambulatório. Essas melhorias permitiram aumento de 24% no número de atendimentos. Além da própria plataforma, o Evangélico Mackenzie também recebe doações feitas pelo programa Nota Paraná do governo do estado.