Maquina que está dragando o lago do Parque Bacacheri.
Maquina que está dragando o lago do Parque Bacacheri.| Foto: Luiz Costa / prefeitura de Curitiba

Quem passeia pelo Parque Bacacheri terá de se acostumar a ver máquinas trabalhando na dragagem do lago pelos próximos meses. Ao custo de R$ 3 milhões, a dragagem do lago deve ser concluída em fevereiro de 2020. O serviço vai retirar o material orgânico do fundo do lago, como terra, folhas, galhos e areia. Assim, aumenta a capacidade de contenção de água da chuva, o que evita riscos de enchentes. A limpeza também aumente a qualidade dá água para os peixes.

A prefeitura já concluiu a dragagem do lago no Parque São Lourenço e deve concluir até setembro de 2020 o trabalho no lago do Parque Barigui. Depois do Bacacheri, serão dragados os lagos dos parques Barreirinha e Bosque do Alemão.

A dragagem dos lagos dos parques fazem parte da revitalização da Bacia do Rio Belém, dentro do Programa Amigos dos Rios da prefeitura. O programa teve origem na aprovação do Plano Municipal de Saneamento Básico, em dezembro de 2017, e no novo contrato de saneamento da cidade, firmado em junho de 2018 com a Sanepar.