Mandados cumpridos em Curitiba na Operação Luz na Infância 5 são resultado da investigação da Polícia Civil.
Mandados cumpridos em Curitiba na Operação Luz na Infância 5 são resultado da investigação da Polícia Civil.| Foto: Polícia Civil do Paraná

A Polícia Civil cumpre nesta quarta-feira (4) três mandados de busca e apreensão em Curitiba contra suspeitos de abuso e exploração sexual de crianças na internet. Também estão sendo cumpridos mandados em Apuracana e Londrina, na região Norte do Paraná. A ação faz parte da Operação Luz na Infância  5, junto com a Polícia Federal (PF) e as Polícias Civis em mais 11 estados e o Distrito Federal, em um total de 656 policiais. A operação também se estende a outros seis países: Estados Unidos, Panamá, Paraguai, Chile, Equador e El Salvador.

Os três mandados cumpridos no Paraná são de casos identificados pela Polícia Civil. A partir de levantamentos pela internet, os investigadores encontraram indícios de autoria e materialidade para efetuar a operação. Participam da operação policiais do Núcleo de Proteção a Crianças e Adolescentes Vítimas de Crimes (Nucria) e do Núcleo de Crimes Cibernéticos (Nuciber).

“Dois indivíduos que foram presos na operação estavam em suas residências. Foram averiguados computadores, HDs, pen drives com fotos e vídeos que comprovaram o crime de armazenamento de material de pedofilia. A ideia é que as investigações continuem”, disse o delegado do Nucria, José Barreto, em entrevista ao jornal Meio-dia Paraná.

A Operação Luz na Infância  5 é mais uma etapa de combate à exploração sexual infantil no Brasil. A ação tem coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com colaboração da embaixada dos Estados Unidos no Brasil.