UPA do Pinheirinho é uma das unidades abrangidas pela mudança
UPA do Pinheirinho é uma das unidades abrangidas pela mudança| Foto: Levy Ferreira/SMCS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Curitiba informou que neste fim de semana sete unidades de pronto-atendimento (UPAs) que estavam funcionando exclusivamente como locais de internamento de pacientes com Covid-19 voltam à função original e também receberão outros casos de urgência e emergência: CIC, Cajuru, Campo Comprido, Tatuquara, Boa Vista, Pinheirinho e Sítio Cercado.

Segundo a pasta, a mudança foi possível devido a uma pequena melhora dos indicadores da pandemia na capital e, por enquanto, ocorrerá somente no fim de semana. Já as UPAs Fazendinha e Boqueirão permanecem funcionando exclusivamente como unidades de internamento. Por outro lado, as unidades básicas de saúde, que estavam funcionando como pronto-atendimento durante aos sábados e domingos, não abrirão.

A SMS orienta que quem estiver com casos leves de urgência e emergência, por suspeita de Covid-19 ou outras doenças, deve entrar em contato com a Central de Atendimento, pelo telefone 3350-9000. Em caso de necessidade, a Central encaminha o paciente para um serviço de saúde.