Falta de vacinas em Curitiba pode frustrar plano do governo estadual de vacinar todos os adultos até setembro
Falta de vacinas em Curitiba pode frustrar plano do governo estadual de vacinar todos os adultos até setembro| Foto: Geraldo Bubniak / AEN

Era plano da prefeitura de Curitiba ampliar nesta quinta-feira (17) a faixa da população a ser vacinada conforme o calendário de idade, avançando para quem tem 52 anos. No entanto, por falta de novas doses, a prefeitura comunicou que não há vacinas em quantidade suficiente para abrir um novo grupo-alvo.

O estoque para o dia é de apenas 44 mil doses e estaria comprometido para a vacinação dos grupos prioritários com cronogramas já iniciados. Segundo a secretária da Saúde, Márcia Huçulak, seriam necessárias 253 mil doses para vacinar toda a população na faixa de 40 a 52 anos. A última remessa do governo estadual, no entanto, na segunda-feira (14), foi de apenas 12.550 doses para a faixa de 40 a 59 anos.

Diante da falta de imunizantes, nesta quinta-feira serão vacinados apenas os grupos-alvo já iniciados: professores do ensino básico (30 anos ou mais) e do superior (40 anos ou mais); pessoas com 53 anos ou mais que ainda não receberam a primeira dose; gestantes e puérperas; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência; profissionais de saúde; forças de segurança e salvamento.

Em live nesta quarta-feira, o prefeito Rafael Greca reclamou, disse que Curitiba é injustiçada, pediu respeito e “correção do desequilíbrio no repasse de vacinas” por parte do governo estadual. “Curitiba está sendo prejudicada. Fizemos um levantamento e descobrimos que pelo menos 191 cidades do Paraná receberam, proporcionalmente, mais doses do que a capital. Estou pedindo que o governador Ratinho Junior repare esta injustiça. Não estou pedindo nenhum favor, estou pedindo respeito a Curitiba”, disse Greca. A Secretaria Estadual de Saúde negou que Curitiba esteja sendo prejudicada, mas disse que iria “averiguar o documento” enviado pela cidade.