Vacinação da Covid-19 no sistema drive thru em Curitiba.
Vacinação da Covid-19 no sistema drive thru em Curitiba.| Foto: Ricardo Marajó / SMCS

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou nesta segunda-feira (21) o envio de uma sugestão à Prefeitura da Capital para que seja criado um cadastro unificado para aplicação das doses remanescentes das vacinas contra a Covid-19. A ideia de regular a “xepa da vacina” entrou em discussão no mesmo dia em que a Secretaria Municipal de Saúde decidiu não ampliar novas faixas etárias da imunização por não ter doses suficientes das vacinas.

Pelo projeto, de autoria do vereador Márcio Barros (PSD), caberia ao município a criação e o preenchimento de uma lista unificada de pessoas aptas a receberem a vacina. Os cadastrados, pessoas maiores de 18 anos, assumiriam o compromisso de comparecer aos locais de vacinação assim que convocados pelos agentes de saúde do município, de forma que as doses remanescentes possam ser aproveitadas.

Na avaliação do vereador, “as sobras de doses de imunizantes contra a Covid-19 estão sendo utilizadas em nossa cidade de forma indiscriminada, sem qualquer tipo de disciplinamento, daí a necessidade de ordenação e regulamentação”. À reportagem da Gazeta do Povo, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou, em maio, que cada um dos distritos sanitários de Curitiba mantém seu próprio controle de quem poderia receber essas doses, que de outra forma seriam jogadas fora.