• Carregando...
Cadela Brida viajou junto com o soldado João Carlos Alves a caminho de Brumadinho.
Cadela Brida viajou junto com o soldado João Carlos Alves a caminho de Brumadinho.| Foto:

Os tripulantes de um voo de Curitiba a Belo Horizonte domingo (12) receberam dois passageiros especiais. Brida e Thor, cães farejadores do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), equipe especializada em buscas e resgates do Corpo de Bombeiros do Paraná, viajaram juntos com seus condutores na parte de cima do avião e não no compartimento de cargas vivas. A passagem vip dos animais não foi mera questão de comodidade: os cachorros estavam a caminho de Brumadinho (MG), onde participarão de mais uma etapa das buscas às vítimas da Barragem do Feijão.

RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp

Desde o mês passado, os cães que viajam para atuar em Brumadinho podem viajar junto com seus condutores e outros passageiros. O tenente Luiz Henrique Vojciechovski, integrante do Gost que participou da primeira etapa das buscas, logo após o rompimento da barragem, explica isso faz toda a diferença na missão em que vão atuar. O motivo: o animal fica menos estressado do que viajando sozinho no compartimento de cargas vivas.

“Ficar no compartimento, longe do condutor, afeta diretamente no trabalho do cão e pode levar dias para que ele se recupere. Pode acontecer, também, de ele ser afetado para o resto da vida e nunca mais conseguir trabalhar com a mesma efetividade”, explica Vojciechovski.

Cães de busca como Brida, da raça pastor belga malinois e Thor, um golden retriever, são treinados para realizarem longos deslocamentos junto com seus condutores. “Os cães sempre voam junto com nossa equipe quando estamos em operação dentro do estado, isso porque são nossas próprias aeronaves. Esse contato mantém os animais mais calmos e, se algo acontecer, nossos condutores são técnicos de enfermagem veterinária e podem fazer o atendimento necessário ao animal”, explica Vojciechovski.

Mesmo acostumados com viagens aéreas, Brida e Thor se assustaram com a aterrissagem da aeronave em Belo Horizonte. ”Quando o avião pousou e freou de maneira brusca, que é normal em aterrissagens, os cães se assustaram, mas nada fora do comum. O restante do voo foi tão tranquilo que até dormiram”, comenta o tenente Henrique Bortolini, integrante do Gost que faz parte da nova equipe do Corpo de Bombeiros do Paraná nas buscas em Brumadinho. Também fazem parte da nova equipe os soldado João Carlos Alves e Rafael dos Santos Souza Vaz.

De tão tranquilo, Thor até tirou uma soneca a caminho de Brumadinho. Foto: Corpo de Bombeiros do Paraná
De tão tranquilo, Thor até tirou uma soneca a caminho de Brumadinho. Foto: Corpo de Bombeiros do Paraná

A presença de Brida e Thor causou comoção no voo. Não só passageiros, mas os próprios integrantes da tribulação fizeram questão de tirar fotos com a dupla. “O pessoal adorou a presença dos cachorros. Os passageiros interagiram bastante, tanto que brincaram e fizeram carinho neles”, conta o tenente Bortolini.

Seguem as buscas

Nesta segunda as buscas em Brumadinho completam 106 dias. Cerca de 100 bombeiros seguem o trabalho, que já resgatou e identificou 238 vítimas. Outras 32 pessoas seguem desaparecidas. “Esta fase é complexa. Há dias em que nenhum corpo é encontrado e isso frustra o profissional. Por isso o auxílio dos cães é muito importante, ele facilita a busca”, enfatiza o tenente Vojciechovski.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]