• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A campanha de vacinação contra a gripe do Ministério da Saúde terá início em 23 de abril e segue até o dia 1.º de junho. Em Curitiba, a meta é vacinar pelo menos pelo menos 90% dos 515 mil curitibanos que integram o público-alvo, o que corresponde a 463,5 mil pessoas.Todas as unidades de saúde oferecerão o imunizante. A vacina desta ano é diferente da que foi aplicada em 2017.

No Paraná, o objetivo é imunizar pelo menos 2,88 milhões de pessoas, número que equivale a 90% dos 3,2 milhões paranaenses que compõem os grupos de risco. Duas mortes por gripe já foram registradas no estado neste ano – uma em Cafezal do Sul e outra em Santa Izabel do Oeste. As duas vítimas integravam o grupo de risco.

Veja abaixo quais grupos serão vacinados contra a gripe em 2018

A dose é contraindicada apenas para quem apresentou reação anafilática em doses anteriores ou tenha alergia grave ao ovo de galinha e seus derivados.

Para receber a imunização em Curitiba, basta se dirigir a uma das unidades básica de saúde de segunda a sexta-feira, em horário comercial, portando um documento oficial. Vale ressaltar que a vacinação não será feita nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), que são locais destinados aos casos de urgência e emergência. Para saber qual é a unidade básica de saúde mais perto de sua casa, acesse o site da prefeitura de Curitiba.

“Gestantes que estão nos primeiros meses de gravidez devem apresentar um exame de comprovação, e pessoas com doenças crônicas precisam levar uma declaração médica”, explicou o enfermeiro sanitarista João Luis Crivellaro, chefe do Centro Estadual de Epidemiologia.

Leia também: Golpe usa nome da Receita Federal para roubar dados pessoais de usuários

Segundo Crivellaro, o objetivo da campanha é reduzir as complicações e mortalidade decorrentes de infecções pelos vírus da gripe e evitar outro surto da doença como o registrado em 2016. Para isso, é necessário que todos que integram o público-alvo se apresentem em um posto de saúde para realizar a imunização.

Quem não puder comparecer às unidades de saúde em horário comercial poderá tomar a vacina no dia 12 de maio, um sábado, que será o chamado Dia D da campanha, onde alguns oferecerão atendimento especial. Os endereços serão divulgados em breve.

Vacina é diferente da de 2017

A vacina de 2018 é diferente da que foi aplicada em 2017. A vacina deste ano contém duas alterações nos componentes. De acordo com Alcides Oliveira, diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, uma das variantes é do conhecido vírus H1N1, enquanto a outra é do H3N2. “Esse último se apresentou mais agressivo no Hemisfério Norte do planeta nos últimos meses, causando um maior número de internamentos e óbitos”, informou.

Veja também: Falhas mecânicas e superlotação de tubo marcam 1ª semana do Ligeirão Norte-Sul

Além da vacina para os grupos de risco, toda população deve atentar para a prevenção. Entre os cuidados principais, Oliveira destaca a importância de lavar as mãos com frequência utilizando água e sabão ou passando álcool 70. “Também é importante cuidar ao falar e tossir perto de outras pessoas e nunca tossir colocando a mão na frente da boca, mas próximo do cotovelo para evitar que as mãos toquem em outras superfícies e as contamine”, explicou.

Para completar, ele orienta que as janelas sejam mantidas abertas para garantir a circulação de ar, principalmente em locais com aglomeração de pessoas. “Já em ambientes que permanecem fechados deve-se realizar a limpeza com álcool 70 e evitar o acúmulo de poeira”.

Indicações

-Crianças entre 6 meses de idade até 4 anos, 11 meses e 29 dias;

-Idosos acima com 60 anos ou mais;

- Pessoas com doenças crônicas como diabetes, hipertensão, câncer, asma, bronquite e doenças degenerativas do sistema nervoso central;

- Gestantes, independente do mês gestacional;

- Mulheres em pós-parto, até 45 dias após o nascimento do bebê;

- Profissionais de saúde da rede pública ou privada;

- Professores de escolas públicas ou privadas;

- População Indígena;

- População carcerária e funcionários do sistema prisional;

- Adolescentes e jovens entre com 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]