• Carregando...
doação de sangue
| Foto: Walter Alves/Arquivo Gazeta do Povo

Estudantes de cursos de pós-graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) começaram uma campanha de doação de sangue como forma de protesto contra o bloqueio de verbas a universidades federais anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) no início do mês. Batizada de “Estudantes dão o Sangue pela Educação”, a ação é uma forma de conscientizar sobre a importância dessas instituições para a sociedade.

RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp

A ideia é levar alunos, professores, funcionários, servidores da UFPR e demais voluntários a doarem sangue. Para isso, páginas ligadas aos programas de pós-graduação vão sugerir bancos de sangue em que os interessados podem fazer a doação. Nas redes sociais, os participantes vão usar a hashtag #EstudantesDaoOSangue para compartilhar a ação.

De acordo com a organização da campanha, a intenção é unir protesto com boas ações, reforçando os bancos de sangue de Curitiba e chamando a atenção para a importância das instituições vinculadas à UFPR — como o Hospital de Clínicas, um dos pontos de coleta de sangue e uma das estruturas que pode ter suas atividades comprometidas caso o bloqueio de verbas se mantenha.

Outros protestos

A doação de sangue vai acontecer em paralelo às demais manifestações organizadas pela comunidade acadêmica para o restante da semana. Na próxima quarta-feira (15), estudantes planejam uma paralisação nacional em protesto ao bloqueio de verbas. Outras ações também estão planejadas para os próximos dias.

Semana passada, dois grandes atos em defesa da universidade movimentaram o Centro de Curitiba. Na quarta (8), centenas de pessoas ocuparam as escadarias do Prédio Histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade, e seguiram em marcha pelas ruas da região. Já na sexta-feira, cerca de 1,5 mil estudantes e discentes da universidade foram até o Centro Cívico protestar contra os cortes na visita do presidente Jair Bolsonaro (PSL) a Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]