Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
MOBILIZAÇÃO

Caricatura de Lula, boneco Pixuleco veio do Alagoas para manifestação em Curitiba

Com nove metros de altura, versão original foi trazida por grupo Curitiba Contra a Corrupção e está montada no Museu Oscar Niemeyer (MON)

Pixuleco original foi montado no Museu Oscar Niemeyer | Atila Alberti/Gazeta do Povo
Pixuleco original foi montado no Museu Oscar Niemeyer (Foto: Atila Alberti/Gazeta do Povo)

Presença garantida em protestos contra o ex-presidente Lula, o boneco inflável Pixuleco - uma caricatura do petista - está em Curitiba nesta quarta-feira (10), dia de depoimento de Lula ao juiz Sérgio Moro, dentro da operação Lava Jato. Para trazer a versão original até a cidade e deixá-la montada, os organizadores do movimento Curitiba Contra a Corrupção tiveram de fazer um planejamento e organização logística envolvendo dez pessoas. O balão passará o dia nos arredores do Museu Oscar Niemeyer (MON), onde manifestantes de grupos apoiadores da Lava Jato se reúnem.

TEMPO REAL: Acompanhe a movimentação em Curitiba com o depoimento do ex-presidente Lula

Para chegar até a capital paranaense, o Pixuleco foi transportado em um carro de grande porte, partindo do estado de Alagoas, de acordo com Cristiano Roger, coordenador do Curitiba Contra a Corrupção. “O Pixuleco foi criado pelo Movimento Brasil Livre (MBL) de Alagoas, e usado pela primeira vez em uma manifestação em Brasília, no dia 16 de agosto de 2015”, relata Roger.

Com nove metros de altura, o inflável leva cerca de 15 minutos para ser enchido, dependendo da potência do aparelho de injeção de ar utilizado. Para ajudar nesse processo, dez pessoas amarram o boneco no chão, o que ajuda a mantê-lo firme e esteticamente apresentável. Conforme Roger, hoje já existem outras duas réplicas do boneco no país, para “facilitar a circulação dos pixulecos pelas cidades”. A versão que está em Curitiba neste quarta, no entanto, é a original.

Santos Andrade

O Pixuleco já esteve em Curitiba outras vezes. A primeira foi na praça Santos Andrade, no protesto do dia 13 de dezembro de 2015. A data se tornou um marco para o Curitiba Contra a Corrupção, já que, nas palavras do coordenador do movimento, “a praça costuma ser um ponto de encontro para manifestações favoráveis a Lula”.

Para trazer o boneco para a capital paranaense, o Curitiba Contra a Corrupção faz parcerias com outros movimentos da mesma frente, usando principalmente as redes sociais como canal de contato.

Colaboraram: Cecília Tümler e João Frey.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.