Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
emissão de documento

Carteiras de Trabalho esperam há mais de 20 anos por seus donos em Curitiba

Parte das Carteiras de Trabalho encalhadas no Sine do Boqueirão. | Valdecir Galor / Prefeitura de Curitiba/
Parte das Carteiras de Trabalho encalhadas no Sine do Boqueirão. (Foto: Valdecir Galor / Prefeitura de Curitiba/)

Duas Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) estão há mais de 20 anos à espera de seus donos nos postos do Sistema Nacional de Empregos (Sine) em Curitiba. Ambas estão no Sine da Rua da Cidadania do Boqueirão. A mais antiga, de 22 anos, foi emitida em 1997. A segunda mais antiga, é de 1998: 21 anos guardada.

Além destas, o Sine do Boqueirão ainda tem 59 carteiras de 1999, 64 do ano 2000 e 61 de 2001. A partir de 2002, as unidades da maioria das dez regionais administrativas da cidade acumulam carteiras esquecidas todos os anos.

- Veja mais - Empresas de ônibus de Curitiba pedem o fim do sistema Uber Juntos

De acordo com a prefeitura de Curitiba, 17% das CTPS emitidas na cidade em 2018 não foram retiradas, congestionando os arquivos dos postos do Sine. Dos 40 mil documentos emitidos, 7 mil seguem nos 10 postos municipais do Sine. No total, 12 mil CTPS estão arquivadas. Só no Boqueirão, onde foram feitas 5.375 carteiras em 2018, o encalhe foi é de 3.615 documentos que ainda aguardam seus titulares.

O encalhe também é alto nas outras unidades. No posto da Fazendinha, por exemplo, são 1.596 carteiras encalhadas.

- Leia na Gazeta - Falso caminhão dos Correios transportava cigarros contrabandeados na região de Curitiba

“Fazemos o que é possível, usando o telefone de contato de quem vem fazer a carteira. Muitos dizem que virão pegar o documento, mas não vêm e, outros, não conseguimos localizar porque trocam de telefone. O jeito é esperar ou que eles venham ou uma decisão do Governo Federal determinando o que fazer com todas elas”, relata ao site da prefeitura a chefe do Sine Matriz, Cristiane Pereira.

Há também os que esquecem que já fizeram o pedido e basta pegar o documento. “Esses só se dão conta quando chegam para fazer a Carteira e o nosso sistema acusa a existência em algum lugar do Brasil”, conta a chefe do Sine Boqueirão, Sílvia de Freitas Ferreira.

A emissão de Carteira de Trabalho é o segundo serviço mais requisitado ao Sine em Curitiba. Dos pouco mais de mil atendimentos diários, 530 são para procura de vaga de trabalho e 360 para fazer o documento. O restante são requerimentos de seguro-desemprego.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.