• Carregando...
Carro que foi atingido por árvore na Mateus Leme. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Carro que foi atingido por árvore na Mateus Leme.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Ao menos quatro árvores caíram em Curitiba na manhã desta sexta-feira (29) por causa da chuva que toma conta da cidade desde a tarde de quinta (28). Equipes da prefeitura atenderam aos casos, sendo dois deles na Rua Mateus Leme, no bairro São Francisco; um na Alameda Júlia da Costa, no Mercês; e outro na Avenida Três Marias, próximo ao clube Três Marias, no bairro Orleans. Ao meio-dia, nenhum deles causava mais bloqueios nas vias.

Leia também: Chuva ou sol? Confira a previsão do tempo para o Réveillon

Em um dos casos na Mateus Leme, a árvore caiu em cima de um carro que transitava pela via. Foi por volta das 9h05. Ninguém ficou ferido, mas uma das passageiras do veículo – uma idosa de 74 – foi atendida pelo Siate porque ficou com dores no peito, provavelmente por causa do cinto de segurança.

Agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) estiveram no local para orientar o tráfego, já que a via chegou a ficar totalmente bloqueada por cerca de uma hora. Às 10h15 a árvore já tinha sido retirada do local. O acidente foi perto da esquina com a rua José Kormann.

O automóvel atingido tinha três ocupantes. A professora Thais de Fátima Porte de Barros, de 23 anos, era quem dirigia o carro. Ela conta que, quando percebeu que a árvore estava cedendo, não tinha muito mais o que fazer.

“A gente estava voltando do hospital com a minha vó e quando vimos estava muito em cima da hora, não deu tempo de fazer nada. Quando a árvore caiu o poste começou a soltar fagulhas, aí fiquei com muito medo de cair algum fio e dar curto-circuito. Foi quando eu decidi dar a ré no carro”, descreveu a professora.

A avó dela estava no banco de trás do carro e voltava de uma consultada de rotina. A família seguia para Itaperuçu, na região metropolitana, onde mora. Conforme Thaís, a decisão de chamar o socorro médico foi da polícia, já que a idosa reclamou de dor no peito logo após a ocorrência.

Bloqueios

De acordo com a prefeitura, equipes trabalharam durante a manhã em todos os pontos com quedas de árvore. Somente as desobstruções das ruas foram feitas hoje. A coleta do material recolhido ficará apenas para terça-feira (2).

Ao meio-dia já não havia mais restrições de tráfego na cidade por causa de quedas de árvores.

Na Rua Júlia da Costa, entre as ruas Visconde de Nácar e Visconde do Rio Branco, o trabalho de retirada da árvore também bloqueou a via - que as 11h10 já estava liberada. Nessa situação, a árvore atingiu um carro estacionado. Ninguém estava dentro do automóvel – cujo dono ainda não foi localizado.

Árvore caída na Alameda Julia da Costa, no bairro MercêsAniele Nascimento/Gazeta do Povo

Chuva

Desde a tarde desta quinta, Curitiba já acumula 10 mm de precipitação. E o volume vai aumentar, uma vez que a previsão é de chuva durante todo o dia. Conforme o Simepar, o tempo fechado é resultado de um fluxo de umidade e calor que se mantém no estado.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou alerta laranja para praticamente todo o Paraná no começo da madrugada desta sexta. Isso significa o risco de chuva entre 30mm e 60 mm, ventos intensos e chances de chuva de granizo.

Desde o começo do mês, Curitiba já tem um acumulado de 115 mm de chuva. A média normal para o mês na capital é de 152 mm.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]