• Carregando...
Árvore caiu nesta madrugada na Alameda Princesa Izabel | Aniele Nascimento/
Árvore caiu nesta madrugada na Alameda Princesa Izabel| Foto: Aniele Nascimento/

As chuvas e os ventos fortes da madrugada desta quarta-feira (26) causaram estragos em Curitiba. Segundo a Defesa Civil, houve mais de 50 quedas de árvores e de 21 galhos em vários pontos da cidade. As regiões mais atingidas são os bairros da região Sul, como o Tatuquara, e da área central, como Batel e Mercês. Nesse último bairro, uma das quedas foi registrada na Alameda Princesa Izabel, entre as ruas Francisco Rocha e Otávio do Amaral. A árvore praticamente destruiu a calçada e o portão de uma residência. O trecho segue interditado.

GALERIA: Veja fotos dos estragos provocados pelas chuvas na capital

Onda de frio na quinta-feira deve quebrar recorde de temperatura mais baixa do ano

Leia a matéria completa

Na praça Santos Dumont, no Centro, o vento chegou a arrancar pela raiz uma araucária. Já na Rua Tabajara, na Vila Izabel, seis árvores caíram no trecho entre as ruas Vital Brasil e Doracy Cezzarino. A área foi bloqueada.

As ocorrências começaram por volta das 5 horas. Também houve pelo menos três destelhamentos, sendo um deles na região de Santa Felicidade.

No bairro Portão, o terminal de ônibus chegou a ficar sem energia. Já na Rua Itupava, na esquina com a Rua José de Alencar, houve a queda de um poste.

O trânsito segue complicado, em especial, nas avenidas Martim Afonso, Marechal Floriano Peixoto e Comendador Franco, além de em vias do bairro Boa Vista e Água Verde. Há semáforos desligados em cerca de 20 cruzamentos da capital. Sessenta e sete semáforos chegaram a ficar em alerta. Agora, são 35 nessa situação.

Rodovias

Segundo a concessionária Autopista Litoral Sul, árvores também caíram sobre pontos da BR-376, no Paraná, e da BR-101, em Santa Catarina. Por conta disso, houve, até por volta das 10h30, lentidão em ambos os sentidos dessas rodovias.

No Contorno Sul de Curitiba, o temporal também afetou o trânsito no sentido Pinheirinho. Uma árvore caiu em cima de uma van. Não há informações sobre feridos.

Energia

De acordo com informações da Companhia Paranaense de Energia (Copel), cerca de 68 bairros de Curitiba e Região Metropolitana tiveram o fornecimento de energia elétrica afetado pelo temporal. As ocorrências ainda estão sendo levantadas pela companhia.

Em toda a região Leste do Paraná, que inclui a capital, RMC e o Litoral, pelo menos 200 mil residências e comércios tiveram o fornecimento de energia interrompido por conta do temporal. Isso representa 13% das unidades consumidoras da região. Desse total, 70 mil são em Curitiba. As solicitações para reparos da companhia começaram por volta das 5h30.

A Copel alerta que consumidores que estão com ligações normalizadas até então podem ter quedas de energia ao longo do dia. Isso ocorre porque manutenções em postes danificados pela tempestade podem afetar ligações até então intactas.

A previsão da Copel é que até o início da noite todas as unidades consumidoras estejam normalizadas. Cerca de 120 eletricistas da Copel estão nas ruas para normalizar o serviço.

Ventania

O temporal desta madrugada na capital teve volume de chuva de 15,6 milímetros em cerca de três horas. Segundo o meteorologista do Simepar Cézar Duquia, a precipitação em Curitiba não chegou a se igualar à registrada em cidades como Cascavel – que teve 74,8 milímetros de chuva, mas foi acompanhada de uma grande ventania.

Por volta das 6 horas, os ventos alcançaram velocidade de 81,6 km/hora na capital. Na região da rodovia BR-277, no sentido litoral, as rajadas de vento chegaram a 84 km/hora.

Colaborou: Cecília Tümler

  • Vento forte derrubou árvore na Praça Santos Dumont, no Centro de Curitiba.
  • Árvores caídas na Alameda Princesa Izabel, entre as ruas Francisco Rocha e Desembargador Otávio do Amaral.
  • Após queda de árvores na Rua Tabajaras, na Vila Izabel, trecho seguia interditado
  • Árvore sobre cabos na rua Martim Afonso,esquina com Capitão Souza Franco: trânsito ficou complicado na região
  • Árvores caídas na Alameda Princesa Izabel, entre as ruas Francisco Rocha e Desembargador Otávio do Amaral.
  • Seis árvores caíram na Rua Tabajaras, na Vila Izabel
  • Árvore sobre cabos na rua Martim Afonso,esquina com Capitão Souza Franco: semáforo parou no cruzamento
  • Árvore caída na Rua Professor Dario Veloso, na Vila Izabel

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]