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Condomínio de Curitiba tem pelo menos 300 apartamentos com falhas estruturais

Cerca de 800 reclamações já teriam sido registradas pelos moradores do condomínio

  • PorMaria Luiza Piccoli, da Tribuna do Paraná
  • 23/10/2018 18:03
 | Denis Ferreira Netto/Tribuna do Parana
| Foto: Denis Ferreira Netto/Tribuna do Parana

Infiltrações, vazamentos, rachaduras, escoamento de esgoto, cheiro insuportável e falhas elétricas são alguns dos problemas do condomínio residencial Up Life, entre os bairros Capão Raso e Pinheirinho, em Curitiba. Boa parte dos moradores dos apartamentos convive diariamente, dentro de casa, com essas questões há 4 anos. Cerca de 800 reclamações já teriam sido registradas pelos moradores do condomínio. Incorporadora diz que as falhas são causadas por mau uso por parte dos condôminos. 

De acordo com o síndico do complexo, Sergio Luiz Ribeiro, dos 576 apartamentos que compõem o residencial, cerca de 300 já apresentaram falhas estruturais. Várias delas, bastante graves. “Os problemas começaram logo depois da entrega do condomínio, em maio de 2014, quando os primeiros moradores reclamavam do forte cheiro de esgoto que voltava pelos ralos. Depois disso começaram as infiltrações e problemas entre vizinhos por conta do mal isolamento das tubulações. Era cair água no ralo de cima pra inflar o teto de baixo”, revela.

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Rodrigo Willian Costa, 34 anos, conhece bem o problema. Morador do condomínio há 3 anos, ele se viu obrigado a trocar todo o piso do seu apartamento depois de ter o imóvel alagado por causa de um vazamento na caixa d’água instalada na torre onde mora. A situação ocorreu em 2015 e, além do piso, toda a pintura do cômodo também teve de ser refeita. “Na época eu reclamei e a construtora só pagou a pintura. Para o piso novo, eu tive que tirar do meu próprio bolso”, recorda. Segundo o professor, o que mais gerou revolta foi o posicionamento da empresa Cyrela, responsável pela construção do residencial. “Atribuíram o problema ao mau uso das instalações, como se nós fossemos responsáveis pelo que estava acontecendo”, diz.

Denis Ferreira Netto/Tribuna do Parana

Problema parecido foi vivenciado pela também professora Cristine Lois, 28 anos, que mora no Up Life há 2 anos. Além do transtorno provocado pelas inundações frequentes pelo ralo da cozinha, ela afirma ter perdido móveis e eletrodomésticos devido aos alagamentos. “Não recebemos nenhum tipo de reembolso, nada. Nem um pedido de desculpas que fosse”, reclama. 

Por causa isolamento tubular, a professora afirma viver “num campo minado” dentro da própria casa, pois sabe que qualquer “pingo” que cai no chão de sua casa pode provocar problemas para o vizinho de baixo. “Eu mesma vedei o ralo da cozinha para evitar que escorra água para o apartamento de baixo. Dá medo até de virar um copo no chão porque vaza tudo pra baixo”, desabafa.

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Segundo o síndico do residencial, em outro caso houve até inundação de fezes devido ao entupimento da caixa de esgoto do edifício que, sem isolamento adequado, acabou “desaguando” pelo ralo do banheiro de um dos apartamentos. 

Denis Ferreira Netto/Tribuna do Parana

Problemas estruturais

Problemas estruturais também começaram a surgir nas áreas comuns do condomínio. Na quadra esportiva, o chão está rachado. A piscina tem pastilhas soltando. Nos halls de entrada, há tetos rachados, desníveis no piso e alagamentos frequentes. No ático de uma das torres, o mau isolamento entre os andares provoca transtornos nos dias de chuva, inundando os apartamentos abaixo. Além de tudo isso, existem elevadores parados em pelo menos duas torres em decorrência de infiltrações e vazamentos e isso obriga moradores a utilizar as escadas. Quando funcionam paliativamente, eles apresentam risco de choque elétrico ou de travamento entre andares.

Denis Ferreira Netto/Tribuna do Parana

Depois de mais de 800 reclamações registradas e quase R$ 200 mil desembolsados pelo próprio condomínio, o síndico do residencial buscou assessoria jurídica para intermediar a comunicação com a empresa. A reportagem entrou em contato com o advogado responsável, Luciano de Souza, e ele explicou que ainda não existe processo formal aberto contra a construtora, porém, oito notificações já foram formalizadas extrajudicialmente em face da Cyrela. 

Conforme afirmou o advogado, até poucos meses a incorporadora respondia aos acionamentos e a resposta diante dos problemas relatados seguia sempre duas linhas de defesa. A primeira atribuía as ocorrências ao mau uso das instalações por parte dos condôminos e a segunda alegava a expiração do período de 5 anos de garantia, no qual a construtora arcaria com os custos dos reparos relatados. Conforme explicou o advogado, a decisão final a respeito da abertura do processo deverá ser feita em assembleia convocada pela sindicância do condomínio em breve.

Em nota enviada, a Cyrela emitiu posicionamento afirmando que, desde a inauguração do complexo habitacional, tem tratado das questões elencadas com os síndicos responsáveis. A incorporadora afirmou que em maio deste ano, em reunião com o síndico, observou uso incompatível e falta de manutenção em algumas instalações do condomínio e, por esse motivo, não se responsabilizou pelos reparos solicitados. Quanto às novas reclamações, a incorporadora afirma que os itens de sua responsabilidade serão solucionados com a maior brevidade possível. 

Denis Ferreira Netto/Tribuna do Parana

Confira, na íntegra, a resposta da empresa

“Em virtude do contato realizado pelo veículo Tribuna do Paraná, no dia 18/10/2018, a DGC PINHEIRINHO LTDA., uma empresa do Grupo CYRELA BRAZIL REALTY, na qualidade de incorporadora imobiliária do empreendimento em questão, vem manifestar-se nos termos que seguem. O Edifício Up Life, localizado na Rua Reinaldo Stocco, 174, na Capital paranaense, trata-se de um empreendimento imobiliário da linha LIVING, composto por seis torres de apartamentos residenciais, com 576 unidades habitacionais no total, tendo o mesmo sido construído entre os anos 2011 e 2014.

Ou seja, foi concluído e entregue há mais de 4 anos. Desde então, a incorporadora imobiliária vem mantendo diversas tratativas com os Síndicos eleitos para a administração do Condomínio, de forma a estabelecer um canal de comunicação para resolução dos pleitos manifestados por aqueles. Neste contexto, cumpre ressaltar que em março do corrente ano, o Condomínio apresentou solicitações de melhorias e reparos que entende necessários no empreendimento.

Diante disto, o departamento de assistência técnica da empresa analisou as solicitações e apresentou ao Síndico atual (Sr. Sérgio Luiz Ribeiro), em reunião presencial realizada no mês de maio de 2018, quais itens a empresa compreendia como pertinentes e de responsabilidade desta, e quais itens entendia que não eram de sua responsabilidade, por entender que tinham origem em falta de manutenção ou uso incompatível com as orientações do fabricante.

Desde então, apesar de várias tentativas, a empresa não obteve nenhum retorno formal por parte do Condomínio autorizando a realização dos itens assumidos pela signatária. Importante esclarecer também, que a incorporadora adota o sistema de abertura de chamados através da central de relacionamento com o Cliente, para o recebimento, atendimento, e devolução dos serviços e demandas/reclamações, registrados pelos Clientes/Síndico, no que diz respeito as unidades privativas e áreas comuns, respectivamente. Por conseguinte, cabe ao Síndico a adoção deste canal de atendimento para registro das postulações, procedimento este que não vinha sendo adotado nos últimos meses. Outrossim, a empresa informa e ratifica que todos os itens que são de sua responsabilidade serão solucionados com a maior brevidade possível, a partir da autorização formal do Condomínio para o início de sua execução.

Por sua vez, os itens que decorram da não realização de manutenção (conforme orientações prescritas pela empresa e constantes do Manual das Áreas Comuns) ou de uso incompatível com as orientações do fabricante, não poderão suportados pela incorporadora, eis que de responsabilidade do Condomínio. Por fim, cumpre informar que a incorporadora, por meio de seu departamento de assistência técnica, já havia agendado uma reunião presencial com o referido Síndico, a qual está aprazada para a próxima semana, na qual serão tratados todos os assuntos pertinentes às postulações do Condomínio. Por fim, a empresa lamenta os transtornos ocorridos no empreendimento, reiterando a sua disposição para realizar as melhorias tão logo seja possível.”

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