• Carregando...
Velórios e enterros em Curitiba devem seguir regras para evitar mais casos de Covid-19.
Velórios e enterros em Curitiba devem seguir regras para evitar mais casos de Covid-19.| Foto: Aniele Nascimento/Arquivo Gazeta do Povo

Para conter a transmissão do novo coronavírus, os velórios e sepultamentos das vítimas da Covidi-19 devem seguir orientações não só do Serviço Funerário Municipal e da Secretaria do Meio Ambiente, mas também da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Curitiba. Até o início da tarde desta quarta-feira (1.°), a capital tinha 90 pacientes infectados e nenhum óbito por coronavírus.

RECEBA notícias sobre o Paraná pelo WhatsApp

De acordo com o protocolo da prefeitura, os velórios nas capelas municipais devem durar o menor tempo possível, no máximo quatro horas, e com no máximo dez familiares. Do lado de fora da capela, deve ser evitada ao máximo a aglomeração de pessoas. Ao entrar e sair, a higienização das mãos deve ser feita com álcool gel.

A prefeitura também ressalta que as pessoas que comparecerem ao velório devem seguir a orientação de distanciamento de ao menos 1,5 metro, além de manter as portas e janelas abertas. Como medida de segurança, idosos com mais de 60 anos, pessoas com doenças crônicas e com suspeitas ou confirmadas com coronavírus não devem comparecer aos velórios.

O caixão deve permanecer fechado durante toda a cerimônia para evitar a proliferação do vírus. Estão proibidos velórios em residências. Na cerimônia de sepultamento, o número de pessoas pode ser maior do que dez, já que os cemitérios municipais são abertos. Porém, é preciso manter a medida de segurança da distância de 1,5 metro entre as pessoas. O sepultamento deve ser rápido.

Serviço Funerário

O protocolo da prefeitura para serviços funerários também trata de todas as orientações quanto à remoção do corpo, liberação, preparo e transporte. Como se tratam de caso de doença infecciosa, fica vedada a conservação e translado do corpo para outro município.

Para a liberação do corpo, deve comparecer ao serviço funerário da prefeitura no máximo dois parentes que não tiveram contato com a pessoa falecida. A medida visa proteger a saúde dos servidores da prefeitura.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]