Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
buraco

Cratera no bairro São Francisco atrapalha o trânsito há mais de uma semana

Buraco foi causado pela forte chuva do dia 14 de março, que alagou diversos pontos da cidade. Desde então, problema não foi resolvido, prejudicando o fluxo dos veículos

Buraco interdita uma das vias da Rua Barão de Antonina, no bairro São Francisco. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Buraco interdita uma das vias da Rua Barão de Antonina, no bairro São Francisco. (Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo)

Um buraco na Rua Barão de Antonina, no bairro São Francisco, em Curitiba, está causando transtornos há pelo menos uma semana. Com uma das três pistas da via interditada desde 19 de março, quando a cratera surgiu na quadra entre as ruas Trajano Reis e Duque de Caxias, o trânsito por ali tem ficado complicado a qualquer hora do dia. Entretanto, entre 17h30 e 19h, a situação piora ainda mais.

“O trânsito está bem ruim por causa do buraco. Meus clientes têm reclamado muito também porque junta com as condições criadas pelo binário Mateus Leme e Nilo Peçanha”, explica Guilherme Gonçalves Cordeiro, que trabalha em um estacionamento na Barão de Antonina. Segundo Cordeiro, o binário faz com que muitos motoristas precisem dar uma volta grande para acessarem a Nilo Peçanha - o que faz com que passem pela Barão de Antonina e, consequentemente, sejam impactados pelo buraco, justamente especialmente na hora do rush.

- Leia mais - Caminhão bate em ônibus e invade casa no Alto Boqueirão

De acordo com Geraldo Zaidan Rocha, proprietário de uma agência de turismo logo em frente, o buraco apareceu alguns dias após as chuvas que causaram alagamentos em diversos pontos no dia 14 de março. “No começo só dava para ver uma abertura pequena, mas era só chegar perto para ver que tinha uma profundidade que poderia caber uma pessoa ali dentro”, conta Rocha. Segundo o empresário, a impressão é de que as chuvas acabaram arrastando muita água por baixo do asfalto e estragaram as manilhas.

- Veja também - Fiscalização interdita o Claymore Highway, bar dos roqueiros de Curitiba

Para Lourdes dos Passos, dona de casa que mora há 19 anos na Barão de Antonina, era um susto a cada veículo maior que passava pelo buraco. “Se passasse um caminhão muito pesado, eu acho que teria sido engolido”, comenta. Segundo Lourdes, foi a síndica de seu condomínio que se mobilizou para sinalizar o buraco antes que a Superintendência Municipal de Trânsito (Setran) fizesse alguma coisa. “Ela foi esperta e colocou alguns galhos bem compridos ali dentro para que os motoristas pudessem enxergar e desviar com antecedência”, explica.

Reparo

Foi só no último sábado (24) que a prefeitura começou os trabalhos para arrumar o buraco. Durante as obras, mais partes de asfalto oco foram removidas, expondo o verdadeiro tamanho do problema: uma cratera de cerca de 10 metros de extensão. Mesmo após os trabalhos, porém, a via segue interditada, ainda sem a parte superior do asfalto. “Parece que estavam deixando o buraco para o aniversário de Curitiba”, ironiza o dono da agência de turismo, em referência à data: 29 de março.

Segundo a Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), é que é preciso que haja bom tempo para que a obra para tapar o buraco possa prosseguir. Ainda serão necessários outros reparos na galeria de águas pluviais, que, assim como em outras partes da cidade, não deu conta da quantidade de água da chuva do dia 14.

No cruzamento entre as ruas Dr. Carlos de Paula Soares e General Agostinho Perreira Alves Filho, nas Mercês, por exemplo, o asfalto cedeu pela terceira vez nos últimos dez anos. No caso da Barão de Antonina, enquanto isso, moradores da região afirmam que esta foi a primeira vez que houve dano nesse ponto exato. “Mas alguns metros para cima, na direção do Cemitério Municipal, volta e meia abre algum buraco”, lembra Lourdes.

A SMOP afirma que a continuidade dos serviços está programada para esta terça-feira (27), quando equipes devem corrigir a erosão. Não há, porém, previsão para que as obras sejam concluídas e a pista seja liberada.

 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

1 de 4

 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

2 de 4

 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

3 de 4

 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

4 de 4

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.