• Carregando...
Serviço de emissão de RG deve ser estendido a todas as regionais de Curitiba até o fim de março. | Gerson Klaina/Tribuna do Parana
Serviço de emissão de RG deve ser estendido a todas as regionais de Curitiba até o fim de março.| Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Parana

Até o final de março, as dez regionais de Curitiba deverão ganhar postos de atendimento do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) para facilitar o acesso da população à Carteira de Identidade, o RG. Antes limitada à sede do IIPR, órgão ligado à Polícia Civil, no Centro, ou à Rua da Cidadania do Carmo, o serviço será espalhado por toda Curitiba.

O anúncio foi feito pelo governador Beto Richa, na última sexta-feira (02) durante visita ao Mutirão da Cidadania do Boa Vista, onde as pessoas chegaram a esperar 17 horas na fila para garantir a emissão do RG por causa dos problemas no agendamento no site do IIPR. A ideia, segundo Richa, é ampliar os postos de atendimento, prometendo desafogar o serviço, que é algo sistemático de problemas e reclamações da população. “Vamos colocar esse serviço nas regionais para facilitar a vida das pessoas que precisam fazer o seu RG. Isso será feito até o final deste mês, para atender a crescente demanda”, garante o governador.

Veja também: Academias de artes marciais oferecem aulas grátis de defesa pessoal para mulheres

Atualmente, são distribuídas 300 senhas diárias para atendimento no posto central do Instituto de Identificação, agendadas previamente pela internet. O problema é que essa liberação acontece sempre às 9h pelo site pelo IIPR e as senhas se esgotam rapidamente, geralmente minutos após serem disponibilizadas, deixando muitas pessoas sem conseguir o serviço. Assim, não é difícil encontrar pessoas que passam anos tentando fazer esse agendamento sem sucesso. No mutirão do bairro Boa Vista, por exemplo, uma mãe tentava tirar o RG da filha há quatro anos. O problema vem desde 2016 sem solução por parte da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp).

E é exatamente durante esses mutirões que a crise na emissão do documento mais básico do brasileiro fica explícita. No mutirão do Boa Vista, muita gente chegou um dia antes e esperou por 17 horas para tentar conseguir uma das 1.110 senhas entregues durante o evento — e muitas dessas pessoas já haviam tentado o documento em outros mutirões e também pelo sistema do IIPR. Em fevereiro, as senhas de atendimento em outro mutirão esgotaram em apenas duas horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]