• Carregando...
Pessoa escrevendo FRIO em banco coberto de gelo
Terceira massa de ar polar deste inverno chegou com força ao Paraná| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Curitiba amanheceu nesta quarta-feira (28) com os termômetros marcando mínima de 1,9º C, com sensação térmica de zero grau e registro de geada fraca em algumas áreas de vales e parques. No Paraná, a temperatura mais baixa foi registrada em General Carneiro, no Sul do estado: -5,1º C .

Cadastre-se e receba as principais notícias do PR no celular

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Curitiba terá cinco dias seguidos de frio intenso e temperaturas máximas que não passam de 13 graus. Só na próxima segunda-feira (2) a temperatura máxima se eleva um pouco mais, chegando a 17 º C .

O Simepar ainda prevê algumas chuvas isoladas nesta manhã de quarta-feira sobre os setores mais ao Norte e Leste do estado, mas as precipitações chegam ao fim com a entrada de uma massa de ar polar, frio e seco, que já atua pelo estado.

Nesta quarta, em Curitiba, as temperaturas devem variar entre 2º C e 12º C. O tempo já vai ficando mais seco por causa da massa de ar polar e os termômetros podem chegar a -2º C nesta quinta-feira (29), quando também há possibilidade de geada por causa do resquício de umidade. Na sexta-feira (30) também há previsão de frio intenso com mínimas ainda perto de 0º C.

Projeção do Weather,com para os próximos dias (recorte feito em 28/07 às 10h35)
Projeção do Weather,com para os próximos dias (recorte feito em 28/07 às 10h35)| Reprodução

O frio que chega a Curitiba pode ser considerado como a terceira e maior onda de frio que atinge a capital neste ano. Em 19 de julho, Curitiba registrou 0,9ºC, antes, em 30 de junho, a temperatura chegou a 0,1ºC.

A previsão do Simepar aponta que os dias mais frios devem durar pelo menos uma semana, com temperaturas máximas não ultrapassando os 15º C e mínimas entre 3º C e 9º C.

Temperatura negativa em cidades do interior paranaense

Já conhecida pelo frio intenso, a cidade de General Carneiro, no extremo sul, registrou mínima de -5,1ºC. Por lá, a sensação térmica era de -6 graus pela manhã. Além desta cidade, a temperatura ficou negativa em Palmas (-5ºC), Cascavel (-0,2ºC), Clevelândia (-3,7ºC), Foz do Iguaçu (-1ºC), Francisco Beltrão (-1ºC), Inácio Martins (-2,7), Laranjeiras do Sul (-1ºC) e Pinhão (-3ºC).

Correção

O primeiro conteúdo desta matéria trazia General Carneiro com a temperatura mais baixa registrada no dia (-4,7 ºC ) ao mesmo tempo em que Palmas aparecia com uma temperatura ainda mais baixa, de -5 ºC . Os valores foram checados junto ao Simepar que informou as temperaturas mais baixas consolidadas em suas estações meteorológicas: assim, General Carneiro realmente teve o frio mais intenso, de -5,1 ºC (em vez de -4,7 ºC ). Também foi corrigida a mínima de Clevelândia (-3,7 ºC em vez de -3 ºC ) e de Inácio Martins (-2,7 ºC em vez de -2,6 ºC ). As diferenças, segundo o Simepar, podem ocorrer porque a temperatura medida no primeiro boletim do dia pode ter queda ainda mais acentuada antes do final da manhã. Agradecemos ao leitor Cyro Carneiro Pacheco Neto que, através da ferramenta faleconosco, apontou os dados conflitantes.

Corrigido em 29/07/2021 às 09:37
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]