• Carregando...
Prefeitura de Curitiba.
Prefeitura de Curitiba.| Foto: Albari Rosa/Arquivo/Gazeta do Povo

Decreto assinado pelo prefeito Rafael Greca (DEM), na última sexta-feira (27), permite que as secretarias da Saúde (SMS) e da Defesa Social e Trânsito (SMDT) requisitem servidores que trabalham em outras pastas para ajudarem nas ações de enfrentamento à Covid-19.

RECEBA notícias pelo WhatsApp

Servidores e empregados públicos, da administração direta ou das empresas públicas e autarquias municipais, podem ser chamados e transferidos de suas unidades a qualquer tempo, enquanto durar a situação de emergência em saúde pública.

De acordo com o secretário municipal da Administração e Gestão de Pessoas, Alexandre de Oliveira, por enquanto, nenhum servidor foi requisitado e o decreto foi editado de forma preventiva. “Estamos adiantando ações que possam se tornar necessárias nos próximos dias”, afirma.

Segundo o secretário, o principal foco do decreto é, caso seja necessário, trazer servidores de cargos administrativos para ocuparem os cargos burocráticos das secretarias da Saúde e Defesa Social. “Desta forma, liberamos os profissionais da saúde que ocupam estes postos administrativos, para que se juntem à linha de frente de combate ao coronavírus”, explica. As transferências não alteram a remuneração do servidor, que continuará a ser pago normalmente pela secretaria de origem.

Suspensão de férias e licenças

O decreto prevê também que as férias voluntárias e licenças-prêmio de todos os servidores municipais poderão ser suspensas, a qualquer momento, caso seja necessário intensificar o suporte às atividades da SMS e da SMDT. De acordo com Oliveira, a medida já está em funcionamento na Secretaria de Saúde, onde, segundo ele, todos foram chamados ao trabalho durante a crise da Covid-19.

O secretário reforçou o pedido para que a população permaneça em casa: “esperamos que a população entenda que, ficando em casa, permite que nós possamos atender a todos os casos que aparecem”.

Atendimento psicológico

Para os profissionais que trabalham na força-tarefa da Covid-19, a Prefeitura criou um sistema de acolhimento psicológico por telefone. São 15 profissionais da área da psicologia que atendem ligações, das 8 h às 18 h, oferecendo apoio emocional para momentos de estresse e longas jornadas de trabalho. O número é o (41) 3350-8200.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]