Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Lotação nos hospitais

Curitiba ativa mais 15 leitos de UTI para enfrentar “avalanche de Covid” dos últimos dias

Alta de casos de UTI provoca suspensão das cirurgias eletivas em Curitiba
UTI de Covid-19 em Curitiba. (Foto: Renato Próspero/SMCS)

Ouça este conteúdo

A prefeitura de Curitiba reativou neste sábado (27) mais 15 leitos de UTI do SUS para enfrentar a "avalanche de casos" dos últimos dias, como se referiu a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, à aceleração da pandemia. Todos os leitos são na Santa Casa de Misericórdia e agora aumentam para 378 as vagas de tratamento intensivo para pacientes com coronavírus na capital, cuja ocupação sexta-feira (26) chegou ao estado crítico de 93%. Já os leitos de enfermaria para Covid-19 na cidade são 486.

Com isso, Curitiba tem agora 864 leitos exclusivos de Covid-19. A quantidade é 56,2% maior do que os 553 leitos previstos inicialmente no Plano Municipal de Contingência da Pandemia. O que só reforça a preocupação com o terceiro avanço do coronavírus com as mutações mais transmissíveis, em especial a variante descoberta em Manaus, cujo sistema de saúde entrou em colapso. Vale lembrar que fora os leitos de SUS, aproximadamente metade dos atendimentos de Covid-19 em Curitiba é na rede privada, que também enfrenta sobrecarga.

VEJA TAMBÉM:

A secretária municipal de saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, considerou nesta semana o quadro atual como uma "avalanche de infecções". “O momento é delicado e precisamos de toda a colaboração da população para reduzir a transmissão da doença. Nosso sistema hospitalar não tem mais para onde expandir. Estamos fazendo o possível e o impossível para não faltar assistência para os curitibanos”, clama a secretária municipal de Saúde Márcia Huçulak, em entrevista à Agência de Notícias da Prefeitura.

Antes da reabertura dos 15 leitos neste sábado, o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, havia solicitado à prefeitura que reforçasse as vagas hospitalares diante da aceleração de infecções nos últimos dias.

Ao anunciar o decreto estadual que determina o fechamento do comércio não essencial, a suspensão da volta às aulas e das cirurgias eletivas (sem urgência) e a extensão do toque de recolher a partir das 20h, o governo também anunciou reforço de mais 225 leitos Covid-19 em todo o Paraná. Até a semana que vem, serão 225 vagas novas nos hospitais: 99 de UTI e 152 de enfermaria.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.