• Carregando...
Além de ventos fortes, estão previstos raios e trovoadas entre a noite de sexta e domingo em Curitiba. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Além de ventos fortes, estão previstos raios e trovoadas entre a noite de sexta e domingo em Curitiba.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

A chuva ganha força em Curitiba a partir desta sexta-feira (26), trazendo risco de fortes temporais em Curitiba e outras regiões do Paraná, além da previsão de ressaca no litoral do Paraná. A precipitação ganha força no período entre a tarde e a noite desta sexta e vai até domingo (28).

Em Curitiba, já deve chover na manhã desta sexta, mas de noite, na virada de sexta para sábado, que o temporal deve chegar. Há previsão de trovoadas e ventos fortes, e aproximadamente 60 km/h e 100 km/h. No litoral do Paraná, a previsão é de que as ondas fiquem entre 2m e 3m de altura - cenário que deve acontecer também na costa de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Veja também: Apostador de Curitiba acerta sozinho na Mega-sena e leva R$ 20 milhões

“Chove a qualquer hora nesta sexta, mas formação de temporal é maior entre o período da tarde e a noite, quando haverá possibilidade de fortes trovoadas e não estão decartadas rajadas de vento”, explica o meteorologista Lizandro Jacóbsen.

Durante a madrugada de sábado (27), um ciclone extratropical deve se formar sobre o Oceano Atlântico, trazendo ainda mais instabilidade. Com isso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para rajadas de vento entre sábado e domingo que vai do litoral do Rio Grande do Sul ao do Rio de Janeiro a partir de 23h de sexta. A previsão é de que neste períodos os ventos possam chegar a 120 km/h.

Leia também: Mais um lobo-marinho no Paraná: bióloga explica visitas inusitadas

“Os ventos vão ganhar mais força por causa deste ciclone extratropical no oceano, que deixa o mar agitado, com ondas entre 2 metros e 3 metros”, explica Jácobsen.

Além da chuva forte, Curitiba e Litoral também terão temperaturas amenas. Na capital, a sensação de frio é maior e os termômetros variam entre os 13ºC, podendo subir um pouco ao longo do dia, mas não ultrapassam os 18º C. No Litoral, a variação da amplitude térmica é um pouco maior, e em Paranaguá, os termômetros variam entre os 18º C e 22º C.

Outras regiões

As chuvas não estão descartadas para nenhuma região do Paraná. No oeste do estado e no interior, os temporais devem ser mais fortes devido à área de instabilidade mais próxima de cidades como Maringá e Londrina. Apesar do fenômeno, as temperaturas mínimas ficam bem mais elevadas que na capital e as máximas seguem a mesma linha. Em Maringá, os termômetros variam entre os 19º C e 23 ºC, em Londrina, há variação entre os 18º C e 22º C e em Paranavaí a previsão máxima pode alcançar os 25º C – uma das maiores temperaturas previstas para o estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]