• Carregando...
Alegando falta de doses, Curitiba freia vacinação de professores; último grupo foi de 25 anos
| Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A prefeitura de Curitiba informou neste domingo (20) que precisa de mais doses de vacinas contra a Covid-19 para dar continuidade à imunização do grupo dos trabalhadores da educação, que integram a fila prioritária desta campanha. Na última sexta-feira (18), já começaram a ser vacinados os trabalhadores da educação básica e do ensino superior com 25 anos de idade ou mais, tanto da rede pública, quanto da rede privada. Foi a última chamada do grupo dos professores e funcionários da área da educação. Agora, quem não atendeu ao chamado da prefeitura na sexta-feira (18), ou tem menos de 25 anos, terá de esperar um novo anúncio.

“Devido a limitação de doses disponíveis em Curitiba, será suspensa temporariamente, a partir desta segunda-feira (21), a imunização de professores e trabalhadores da educação tanto básica, quanto de nível superior. O município já vacinou pessoas desse grupo prioritário em quantidade maior do que as doses recebidas, sendo inviável a continuidade enquanto a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná não repassar novos imunizantes com esta destinação. Assim que recebida nova remessa pela Secretaria Municipal da Saúde, Curitiba retomará a vacinação dos profissionais da educação”, informou a prefeitura.

Mais de 35 mil profissionais da educação já foram vacinados até 20 de junho (o número não inclui os profissionais que, por estarem com mais de 60 anos, constam na lista do grupo dos idosos). A prefeitura estima que sejam um total de cerca de 45 mil pessoas dentro do grupo dos trabalhadores da educação.

Neste domingo (20), a prefeitura reforçou, ainda, que qualquer nova ampliação da vacinação – seja dentro dos grupos prioritários ou por faixa etária – depende da chegada de novos lotes de vacinas. Nesta segunda-feira (21), está mantida a vacinação por faixa etária, para pessoas com 50 anos de idade completos. Mas, não há confirmação ainda de quando os curitibanos com 49 anos serão chamados.

A prefeitura não tem trabalhado com calendário antecipado de vacinação. Desde o início da campanha de imunização na cidade, em janeiro, até agora, a prefeitura tem feito convocações aos poucos, dependendo da quantidade de doses que chegam à cidade. Entre o final de maio e início de junho, Curitiba também passou a dividir as doses entre grupos prioritários e a população em geral, cuja chamada depende apenas da idade, dos mais velhos para os mais novos. Antes, apenas os grupos prioritários estavam sendo vacinados.

Até este domingo, 20 de junho, 682.718 pessoas receberam a primeira dose da vacina em Curitiba – destes, 234.901 também já receberam a segunda dose. De acordo com o Ipardes, Curitiba tem uma população de cerca de 1,5 milhão com mais de 18 anos – público alvo desta campanha.

A expectativa do governo do Paraná é vacinar toda a população adulta, com ao menos uma dose, até o final do mês de setembro. A prefeitura de Curitiba, contudo, atrelou a meta à necessidade de um aumento da quantidade de doses que têm recebido do Ministério da Saúde, através do governo estadual.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]