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Canal exclusivo criado pela Copel traz alívio a Letícia Fanini e o filho Lorenzo e mais 3,5 mil famílias cujos entes dependem de aparelhos para viver.
Canal exclusivo criado pela Copel traz alívio a Letícia Fanini e o filho Lorenzo e mais 3,5 mil famílias cujos entes dependem de aparelhos para viver.| Foto: Copel

Cerca de 3,5 mil famílias paranaenses que dependem da energia elétrica para os equipamentos que ajudam a manter a vida de seus familiares ganharam uma boa notícia na semana passada. A Copel lançou o telefone exclusivo 0800 643 54 4 que dá prioridade a estas famílias no restabelecimento do fornecimento quando há queda de energia. A população em geral deve ligar para o 0800 510 0116.

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Letícia Bisinella Fanini Silva, mãe do menino Lorenzo, criança que nasceu com microcefalia e má-formações em alguns órgãos do corpo, nunca pensou que fosse chorar tanto por causa de um ímã de geladeira. Nele veio o telefone 0800 que dará mais segurança para seu filho. Foi por causa da insistência de Letícia, das inúmeras ligações para a companhia e de seus relatos nas redes sociais que a Copel criou o canal de atendimento exclusivo.

Letícia sempre passou sufoco com o filho quando acabava a luz no bairro em que mora em Curitiba. Lorenzo precisa ficar quase o tempo todo conectado a aparelhos que lhe garantem a vida. Atualmente, ele não precisa mais do oxigênio 100% do tempo como antes. Mas ainda depende da bomba de sucção para aspirar a traqueia e da bomba infusora para alimentação e medicação intravenosa. Dormindo, o menino também pode ter parada cardíaca e a família precisa dos equipamentos para socorrê-lo.

Quando falta luz na casa de Letícia, começa a maratona de gerenciamento dos equipamentos de Lorenzo para serem ligados nos nobreaks - dispositivo que alimenta equipamentos elétricos quando há queda de energia. O nobreak do aspirador dura duas horas e a da bomba infusora, só 40 minutos.

“Até duas horas sem luz a gente se vira. Passando disso, fica inviável. Se eu não aspirar a secreção da traqueia do Lorenzo, ele morre afogado. Se ficar muito tempo sem alimentação ou medicação, também corre risco. E não são somente esses equipamentos. É a geladeira, com medicamentos dele que não podem ficar sem refrigeração. É o filtro de água elétrico, já que ele não pode tomar água mineral. Quando falta luz, precisamos tomar decisões muito importantes rapidamente. Cai a energia, começa a correria”, explica a mãe.

Letícia Fanini com o filho Lorenzo e Anderson Marcos e Charllys Silveira, responsáveis pela criação do 0800 da Copel.
Letícia Fanini com o filho Lorenzo e Anderson Marcos e Charllys Silveira, responsáveis pela criação do 0800 da Copel.| Copel

Aflição

A cada queda de luz começava também a maratona de ligações para a Copel. Letícia relatou que era difícil os atendentes compreenderem que ela era uma das famílias cadastradas como usuárias de equipamentos vitais.

Por lei, essas famílias têm prioridade no restabelecimento de energia. Muitas vezes, diz ela, o que a família precisava era somente saber uma previsão de retorno da luz, para administrar os equipamentos.

“O que a gente sempre ouvia era que não havia previsão e deveríamos remover o Lorenzo para o hospital. Mas não é simples assim. Tem que ter vaga, tem que ter ambulância, que quando há temporais estão sempre abarrotadas de atendimentos. Chegar num pronto-socorro lotado é um risco muito alto de infecção para o Lorenzo, que por ter internamento residencial tem a orientação de não sair de casa por qualquer coisa”, explica Letícia. Em um só mês ela já chegou a enfrentar oito quedas de energia.

Depois de tanta aflição, Letícia passou a desabafar nas redes sociais, externando sua indignação com a falta de conhecimento dos atendentes da Copel em relação aos procedimentos previstos em lei. Há pouco mais de seis meses, uma equipe do atendimento da Copel a procurou para entender as queixas.

Foram algumas conversas, até que, em 4 de outubro, o supervisor Anderson Marcos e o gerente de atendimento telefônico da Cope, Charllys Silveira, voltaram à casa de Lorenzo.

“Achei que vinham me trazer um gerador. Me trouxeram só um ímã. Mas eu chorei muito mais do que se fosse o gerador, porque é um benefício que eu consegui e que vai ser estendido a outras 3.456 famílias paranaenses cadastradas nesta mesma condição. É um marco histórico, que outros estados deveriam adotar”, conta ela.

O número do ímã que Letícia recebeu é exclusivo para as famílias cadastradas que possuem em casa pacientes dependentes de equipamentos elétricos vitais. Entre os benefícios a que essas famílias têm direito estão o aviso preferencial e antecipado sobre desligamentos programados da rede elétrica ou suspensão do fornecimento, de maneira a evitar prejuízos ao funcionamento dos aparelhos. Nos casos de desligamentos acidentais, os endereços também são indicados com prioridade no atendimento de operadores técnicos e equipes de campo.

Cadastro

Para ter direito ao benefício é preciso se cadastrar na Copel. A mãe do Lorenzo só teme que parte da população use o telefone de forma errada, para “furar a fila” do telefone 0800 de atendimento geral, que é o 0800 510 0116.

“Esperamos que as pessoas tenham essa empatia e não congestionem essa linha exclusiva desnecessariamente. Não estamos pleiteando energia para tomar banho, ver a série na TV ou carregar o celular. É para sobreviver”, destaca Letícia.

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