• Carregando...
Em alguns bairros da região sul, chuva já chegou. Defesa Civil e Simepar atualizam população em tempo real  | Antônio More/Gazeta do Povo/Arquivo
Em alguns bairros da região sul, chuva já chegou. Defesa Civil e Simepar atualizam população em tempo real | Foto: Antônio More/Gazeta do Povo/Arquivo

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná e o Simepar emitiram um alerta de chuvas fortes com raios, vendavais e chuvas de granizo para Curitiba e Região Metropolitana na tarde desta quarta-feira (17). A orientação básica é que a população se proteja, evitando áreas de possíveis deslizamentos, morros e locais com risco de alagamentos.

Veja também: Chuva causa estragos no interior do PR; Curitiba tem alagamento e falta de luz

De acordo com o Simepar, no início da tarde, a chuva já começou a atingir bairros da região sul da cidade, principalmente os que estão próximos ao município de Fazenda Rio Grande. Além disso, os municípios de Pinhais, Piraquara, Mandirituba e São José dos Pinhais também estão sob alerta. Mas isso não quer dizer que outras regiões fiquem de fora, já que os alertas são emitidos em tempo real.

Leia também:  Primavera em Curitiba? Simepar prevê chuva e frio até o fim de outubro

O meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar, explica que as chuvas ocorrem de forma isolada, mas que o alerta continua para as próximas horas e para esta quinta (18). “Nós vamos atualizando as informações em tempo real. Mas as primeiras chuvas se deslocaram mais para a região sul, o tempo continua instáve e pode ter até granizo”, alerta. 

Ainda de acordo com o especialista, essa condição ocorre por causa do ar quente e úmido, com a elevação de temperaturas nesta tarde e que pode atingir outras regiões do estado. “Com os ventos do Paraguai, há formação de chuvas com bastante nuvens chance de tempestade. A população precisa ficar alerta pois as pancadas podem ser rápidas mas contínuas e o tempo fica muito instável. Não podemos excluir nenhuma área do estado”, afirma Jacóbsen.

Saiba mais:  Estações-tubo terão barreiras para conter fura-catracas

Cuidados

Além de evitar áreas de alagamento e de risco, a Defesa Civil e o Simepar orientam que, em casos de vendavais e raios, as pessoas não se abriguem em árvores. Também é importante não ficar perto de torres de transmissão, placas de publicidade e áreas que oferecem risco de descargas elétricas. Os aparelhos eletrônicos devem ser desligados da tomada para evitar possíveis danos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]